Cerca de 50 alunos do Grupo Capoeira Gerais, entre 4 e 14 anos, da Emart (antigo Cemute), Formiga Tênis Clube (FTC) e da cidade de Candeias receberão graduações de capoeira. A entrega ocorrerá na Emart, neste sábado (10), a partir das 15h.
Segundo informou Idelmar da Silva, conhecido como Mestre Grande, toda a população de Formiga e de outros grupos de capoeira estão convidados. ?Convidamos também capoeiristas de várias cidades como Varginha, Campo Belo, Piumhi, Divinópolis e Belo Horizonte. Esse projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura?.
Mestre Grande explica que o aluno será avaliado e caso esteja apto receberá a graduação. ?São avaliadas várias técnicas dentro da capoeira, como golpes, floreio, acrobacias e jogo. Alguns alunos serão graduados pela primeira vez, já outros passarão para uma segunda ou terceira etapa, é o que chamamos de cordel. Os alunos que serão graduados jogam primeiro com seu professor?, explicou.
O professor ressalta que usa a capoeira como instrumento na área da educação, na formação do caráter do aluno, na disciplina, assiduidade e respeito. ?É muito importante quando vejo o potencial do aluno, quando ele é motivado, isso faz com que eu fique motivado em meu trabalho também. É muito bom perceber o interesse do aluno pelo esporte?.
Mestre Grande pratica capoeira há 22 anos e ministra aulas há 15 anos. Atualmente, o professor trabalha na Emart de segunda a sexta-feira, no período noturno e aos sábados pela manhã. Os interessados, independente da idade, podem procurar o profissional no local.

COMPATILHAR: