Sumiços misteriosos continuam ocorrendo na Secretaria de Saúde. No dia 5 de fevereiro, um VW Gol – modelo 2012 – novinho em folha, em sua primeira missão oficial fora da cidade, (em Divinópolis), misteriosamente desapareceu, poucos minutos após seu condutor o estacionar em uma movimentada região daquela cidade.
Ao que se apurou, o veículo sequer estava ?adesivado? conforme exige a Lei.
À época, a informação obtida junto a Secretaria de Saúde foi a de que foi feito e registrado um Boletim de Ocorrência junto a autoridade policial e no âmbito administrativo houve solicitação ao Gabinete para a tomada das demais providências de praxe.
O jornal Nova Imprensa apurou que o condutor do veículo não pertencia ao quadro de motoristas da Prefeitura e, até hoje, na Secretaria de Administração não existem informações sobre o andamento do inquérito administrativo solicitado ao Gabinete do prefeito.
Agora, mais precisamente na quarta-feira passada (14), foi registrado o BO de nº M2575-2013-0011690, a pedido do coordenador do Almoxarifado, informando que 28 caixas de luvas descartáveis haviam, misteriosamente, desaparecido daquele local.
O mesmo BO também informa que existem em setores diferentes (almoxarifado, setor da dengue e informática) três cópias de chaves daquele local, que não apresentou sinais de arrombamento e que, assim sendo, relata o autor do BO, não possui ?suspeita de quem seria os autores?.
Ao todo, desapareceram 28 mil pares de luvas (28 caixas contendo 10 caixinhas de 100 pares cada), todas do tamanho grande.
A redação do jornal procurou se informar junto ao secretário de Saúde sobre o custo das referidas luvas, a data de sua aquisição, fornecedor, marca, quando a mercadoria deu entrada no almoxarifado e qual o nome do funcionário responsável pelo recebimento das mesmas mas, infelizmente, a resposta a nós repassada pela Secretaria de Comunicação não atendeu as nossas solicitações.
Apesar da informação, dando conta de que providências administrativas seriam tomadas, inclusive com a indicação de uma comissão para melhor avaliar o caso, até na quinta-feira (22) – (9 dias após o registro do BO) a Corregedora Municipal, Janaina de Cássia Mendonça, ainda não havia sido cientificada do fato.
Como a primeira resposta enviada veio incompleta, fizemos outro questionamento, o qual gerou a segunda resposta, também não muito esclarecedora.
Confira as respostas encaminhadas pela secretaria de Comunicação:
19/8 ? (segunda-feira)
Boa tarde, Paulo,
Conforme solicitado segue resposta da administração municipal a respeito do furto na Secretaria de Saúde:
?Tão logo teve ciência do furto de luvas, a Secretaria Municipal de Saúde acionou a Polícia Militar e registrou um Boletim de Ocorrência. A investigação agora está a cargo da polícia. Paralelamente, a Secretaria de Saúde iniciou uma apuração própria a respeito do fato. Além disso, já está realizando uma cotação de preços para trocar todas as fechaduras do prédio. Outras medidas para aumentar a segurança estão em estudo. Na oportunidade, a administração municipal lamenta esse ato contra um órgão destinado a garantir a saúde da população formiguense e ressalta que não medirá esforços para esclarecer esse furto e punir os responsáveis.
Atenciosamente, Secretaria de Comunicação ? SECOM?.
21/8 ? (quarta-feira)
Bom dia,
Conforme solicitação seguem respostas:
?1) As luvas não estavam no almoxarifado. Estavam no subsolo da Secretaria Municipal de Saúde há cerca de um ano e meio. Como as luvas são de tamanho extra G, compradas pela gestão passada, são pouco usadas. Devido a pouca necessidade, o subsolo é pouco visitado pelos funcionários. O Boletim de Ocorrência foi registrado assim que o fato foi descoberto.
2, 3 e 4) Os dados detalhados sobre os produtos furtados ainda estão sendo apurados. A princípio, tudo indica que somente as luvas foram furtadas.
5) A Secretaria de Saúde, antes mesmo de nomear a comissão, já começou a reunir informações a respeito do fato. Assim que a comissão for nomeada, tais dados serão a ela repassados. Composição da comissão e prazos estão sendo definidos?.

COMPATILHAR: