A temporada de estágios para o segundo semestre está aberta com oportunidades disponíveis em grandes empresas. Em Minas Gerais, os universitários que almejam uma colocação no mercado de trabalho têm Fiemg, ArcelorMittal, Oi, Americanas, Ipiranga e Citi dentre as opções. Os recém-formados também têm chances de garantir a tão sonhada vaga na Ambev e na EY, que estão com inscrições abertas para seleção de trainees.

Em todo o Brasil, conforme a Associação Brasileira de Estágios (Abres), a expectativa é de 66 mil novas vagas para os meses de agosto e setembro. O número apresenta a primeira recuperação depois de quatro anos. Um dos motivos para a alta é a mobilidade do período, já que muitos estagiários se formaram, tendo o contrato encerrado, ou foram efetivados nas empresas.

Por isso, conforme especialistas, o período pós-férias é o momento ideal para ingressar no mundo corporativo. “Trazer o clima de renovação e novidade é crucial para começar essa época com pé direito”, avalia Seme Arone Junior, presidente da Abres.

A alta reflete, também, na seleção de novos profissionais. A Ambev, por exemplo, está com processo seletivo aberto para recrutar recém-formados de todos os cursos. A remuneração inicial é de R$ 6.700 para atuar em três áreas: Business, Supply e Tech.

Se você procura por estágio ou quer ser trainee, confira abaixo uma seleção de empresas que estão recrutando em Minas Gerais. São mais de 300 oportunidades disponíveis, mas o número é ainda maior, já que algumas companhias não divulgaram a quantidade de vagas. Confira:

Estágio

Oi

A empresa de telefonia está com 177 vagas de estágio abertas, sendo 14 em Minas Gerais, para estudantes dos níveis superior e técnico. O estágio na Oi tem duração de até dois anos, e as inscrições devem ser feitas neste site até 18 de agosto. A admissão está prevista para 21 de outubro e, antes desta data, os participantes passarão por testes on-line, dinâmica de grupo e entrevista com o gestor da área na fase final

A remuneração não foi informada, mas a empresa declarou que, além da “bolsa-auxílio compatível com o mercado”, oferece vale-transporte, vale-refeição, aparelho celular com plano Oi Colaborador, desconto em produtos e universidade corporativa para os selecionados.

Além de Minas, há vagas para os estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Cursos

Podem se candidatar estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Estatística, Informática, Jornalismo, Marketing, Matemática, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Sistemas da Informação que estejam cursando a partir do 5º período, com previsão de formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021.

Já para as vagas de nível técnico, podem concorrer estudantes de Administração, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Telecomunicações, com previsão de formatura até dezembro de 2020.

ArcelorMittal

A empresa do setor siderúrgico está com inscrições abertas para o programa “Estágio de Aço”, que selecionará estudantes dos níveis técnico e superior. No Estado, há 315 vagas para atuar em Belo Horizonte e mais oito cidades – Carbonita, Contagem, Itatiaiuçu, João Monlevade, Juiz de Fora, Martinho Campos, Sabará e Vazante.

Veja a relação das vagas oferecidas:

Belo Horizonte – 66 vagas no nível superior
Carbonita – 19 vagas no nível superior
Contagem – 10 vagas nos níveis superior e técnico
Itatiaiuçu – 9 vagas nos níveis superior e técnico
Juiz de Fora – 103 nos níveis superior e técnico
João Monlevade – 73 vagas nos níveis superior e técnico
Martinho Campos – 20 vagas no nível superior
Sabará – 13 vagas nos superior e técnico
Vazante – 2 vagas no nível superior

O programa também selecionará estudantes para outros 13 municípios do Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. No Brasil, são oferecidas 698 vagas. A ArcelorMittal não divulgou o valor da bolsa-auxílio, mas informou que oferece aos estudantes escolhidos outros benefícios, como vale-transporte, seguro de vida e café da manhã. As inscrições podem ser feitas neste site.

De acordo com a empresa, a contratação dos estagiários está prevista para ocorrer ao longo de 2020. Com relação às etapas do processo seletivo, elas podem variar de acordo com cada local, mas consistem em entrevistas coletivas e/ou individuais, avaliações comportamentais e exames médicos.

Cursos

Podem participar do processo seletivo estudantes de nível superior dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comércio Exterior, Controladoria, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharias, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Gestão Ambiental, Gestão em Recursos Humanos, Jornalismo, Marketing, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social e Sistema de Informação.

Já para estudantes de nível técnico, há vagas para os cursos de Administração, Automação, Automação Industrial, Contabilidade, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Enfermagem do Trabalho, Informática, Logística, Manutenção Eletromecânica Ferroviária, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Metalurgia, Portos, Química, Recursos Humanos, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Transporte de Carga.

Fiemg

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) oferece diversas vagas pontuais que vão sendo abertas durante todo o ano, em várias áreas e municípios. As oportunidades divulgadas são atualizadas diariamente, e os interessados devem fazer o cadastro neste site e acompanhar as oportunidades.

Em Belo Horizonte, atualmente, há vagas disponíveis para design gráfico, técnico em administração, pedagogia, engenharia de produção e administração. Além dessas quatro vagas, há outros 12 postos de estágio em Uberaba, Santa Rita do Sapucaí, Teófilo Otoni, São Joaquim de Bicas, Paracatu, Alfenas, Divinópolis e Curvelo. O valor da bolsa-auxílio não foi divulgado e varia conforme o curso.

Americanas

A empresa não informou quantas vagas estão disponíveis, mas divulgou que está selecionado estagiários em Minas Gerais, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

As inscrições devem ser feitas na página do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A carga horária é de 30 horas semanais e, além da bolsa-auxílio, o selecionado terá direito a auxílio transporte e alimentação, seguro de vida e desconto em várias instituições. O processo seletivo é composto por quatro fases, sendo inscrições e triagem de currículos; etapas on-line e duas entrevistas. A previsão é de que o estágio inicie em setembro.

Cursos

Podem concorrer aos postos estudantes dos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia (diversas especialidades), Marketing e Publicidade e Propaganda.

Ipiranga

As inscrições para fazer estágio na rede de postos de combustíveis estão sempre abertas. Por isso, os estudantes devem fazer cadastro neste site e acompanhar o surgimento das vagas. Podem concorrer às oportunidades estudantes do penúltimo ou último ano do ensino superior e último ano do curso técnico.

Trainee

Ambev

Até o dia 1º de setembro, os interessados em trabalhar na cervejaria devem acessar este site e fazer o cadastro para participar do processo seletivo. Recém-formados de todos os cursos podem se inscrever. Entre os requisitos técnicos, é necessário que a formação tenha sido ou seja concluída entre os meses de dezembro de 2017 e 2019, além de conhecimentos em inglês. A quantidade de vagas não foi divulgada e a remuneração inicial é de R$6.700.

Durante a seleção, os candidatos devem realizar testes on-line e, então, passam por uma segunda etapa que envolve painéis de negócios e desenvolvimento de cases em equipe. Na reta final, são realizadas entrevistas com altas lideranças da cervejaria. Os aprovados tornam-se funcionários efetivos da Ambev em janeiro de 2020 e, então, passarão por quatro meses de treinamentos antes de assumirem suas funções.

Área de atuação

São três áreas de atuação: Business, Supply e Tech. No primeiro, os trainees aprovados vão trabalhar diretamente nos negócios da companhia, em áreas como vendas, marketing, financeiro, logística, gente e gestão, relações corporativas, jurídico, entre outras. As oportunidades em Supply são para trabalhar na indústria cervejeira, em áreas como processo cervejeiro, packaging, logística, suprimentos e engenharia.

Já na Tech, os aprovados vão atuar buscando soluções tecnológicas em todos os processos da cervejaria. Os trainees podem ser desenvolvedores e engenheiros de software, gerentes de produto/projetos, cientistas e engenheiros de dados, além de profissionais de infraestrutura e arquitetura de sistemas.

EY

A EY é a empresa líder em serviços de Auditoria, Impostos, Transações e Consultoria. Em Belo Horizonte, está oferecendo uma vaga de trainee para auditor externo sênior. Para concorrer ao posto, é preciso ser formado em Ciências Contábeis e ter experiência em Big Four. Também é desejável inglês intermediário.

Além do salário, que não teve o valor informado, o selecionado terá outros benefícios, como assistência médica e odontológica, participação nos lucros ou resultados, previdência privada, seguro de vida, e vales alimentação, refeição e transporte.

O processo seletivo da empresa consiste em cinco etapas: avaliação curricular; apresentação institucional e redação (presencial); testes de português, lógica, inglês (eliminatórios) e contabilidade básica (classificatório) e escolha da área de interesse (on-line); resolução de caso em grupo e entrevistas finais. Os interessados devem fazer inscrição neste site.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: