A greve nacional dos bancários, que atinge 26 estados e o Distrito Federal, completou ontem uma semana, com a paralisação de 11.437 agências, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

As atividades foram paralisadas em 49% das unidades de trabalho da base do sindicato que representa a categoria, que inclui Belo Horizonte e mais 54 municípios de Minas Gerais. Hoje, haverá concentração dos trabalhadores a partir das 11h em frente à agência do Mercantil do Brasil na Rua Rio de Janeiro, 654, esquina com Tamóios, no Centro de Belo Horizonte. 

Os bancários pedem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais aumento real de 5,6%), vale-refeição e vale-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 788) e manutenção do emprego. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propõe reajuste de 5,5% – projeção de inflação calculada pela entidade para os próximos 12 meses. A greve começou na terça-feira passada, após cinco rodadas de negociações sem sucesso.

Para evitar maiores transtornos, durante o período de greve, os caixas de autoatendimento continuam funcionando normalmente.

Formiga

Em Formiga, a greve de bancários ocorre nas agências do Banco do Brasil e Caixa quem mantém funcionamento apenas dos caixas eletrônicos.

Portal Uai

COMPATILHAR: