No Estado de Minas Gerais somente Juiz de Fora aderiu a greve da Empresa de Correios e Telégragos ? Correios, iniciada ontem por tempo indeterminado que atinge funcionários ligados a sindicatos da categoria em 22 Estados.
Porém serviços como Sedex Hoje, Sedex 10 (um dos mais utilizados) e Disquecoleta, foram suspensos.
Segundo informações obtidas no Correio Rivera de Formiga, no município apenas o serviço de Sedex 10 foi suspenso. Porém a greve deve influenciar diretamente em todas as entregas devendo ocorrer atrasos na maioria dos serviços.
A greve
Os servidores reivindicam o não cumprimento do acordo feito com o Ministério das Comunicações sobre um adicional de periculosidade de30% do salário por mês.
Também estão sendo reinvidicados o aumento no percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a implementação de um plano de carreira.
Reembolso
Para o consumidor que contratou os serviços dos Correios e a prestação não ocorreu conforme determinado, o Procon orienta a solicitar ressarcimento do valor pago pelo serviço.
Impacto
Segundo o secretário de aposentados da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Francisco José Nunes, o serviço de distribuição é o mais afetado pela greve, mas ele diz que o impacto depende do setor paralisado em cada Estado.
Se os carteiros param, a correspondência não chega; se o operador de triagem e transbordo também estiver em greve pára tudo, pois é por ele que passam todas as correspondências a serem entregues as centrais para distribuição.
Ainda que a adesão à greve em Minas Gerais seja baixa, o Estado fica prejudicado, pois São Paulo, onde a adesão é alta, é responsável por 70% do tráfego nacional de correspondências.

COMPATILHAR: