Parados desde a madrugada de terça-feira (21), os transportadores de combustíveis decidiram, no fim da tarde desta quinta (23), retomarem as operações. O Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque) confirmou o fim da greve.

Em apenas três dias de paralisação, os transtornos foram grandes, com centenas de postos fechados, sem combustível. Segundo o diretor do Minaspetro, sindicato que representa os postos no Estado, Bráulio Chaves, mesmo com o fim do movimento o abastecimento ainda vai demorar um pouco para ser totalmente normalizado. “Vai retomar aos poucos, mas acredito que, totalmente normal, só na segunda-feira”, afirma Chaves.

Nesta quinta pela manhã, os representantes do Sinditanque se reuniram com o governo mineiro, que assumiu o compromisso de criar um grupo de trabalho para debater e buscar soluções para as demandas da categoria, que incluem a redução da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel, de 15% para 12%.

Além disso, os transportadores se reuniram com a BR Distribuidora. Eles reivindicaram o reajuste do valor do frete; redução da carga tributária e do PIS/Cofins; recebimento da diária por hora parada; recebimento do vale-pedágio; incentivos para a modernização da frota; melhoria da malha rodoviária; entre outros.

Desde o início da paralisação, centenas de caminhões-tanque ficaram parados nas portarias das distribuidoras localizadas nas imediações da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. e nas garagens das transportadoras. Portanto, um movimento pacífico, sem piquetes nas portarias das distribuidoras ou impedimentos de vias.

Sem combustível

Desde terça, vários postos registraram falta de combustível. Em alguns deles, o aumento da demanda fez o preço subir, como um posto da avenida Amazonas, no Nova Suíça, que elevou a gasolina de R$ 3,39 para R$ 3,59. Na Cristiano Machado, altura do número 8.000, um outro posto teve que fechar, pois os estoques já estavam zerados.

 

Fonte: O Tempo Online ||

COMPATILHAR: