Na semana passada, foi realizado mais um encontro do grupo de Tabagismo. Na oportunidade, foi trabalhado o tema ” Benefícios obtidos após parar de fumar”.

Os dez integrantes do grupo participaram da atividade dirigida pela psicóloga Morgana Lima e a fonoaudióloga Elisa Resende.

De acordo com o coordenador da Atenção Primária, Douglas Araújo, na sessão, os participantes deram depoimentos de suas vivências durante a abstinência do tabaco e relataram, na sua maioria, que passaram a sentir o sabor dos alimentos e perceberam não terem mais odor de cigarro.

“Alguns pacientes tiveram recaídas, mas conseguiram retomar a abstinência. Dentre os participantes temos alguns que, até agora, só conseguiram a redução de danos, diminuindo em média de 50 a 90% o número de cigarros que fumavam. Dois participantes ainda não conseguiram parar, mas estabeleceram uma data para começar a abstinência”, explicou Douglas.

Durante todo o processo, os participantes terão apoio psicológico, nutricionista, auriculoterapia, além de medicamentos, adesivos e goma de mascar.

Para a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, por ser o primeiro grupo, depois de um período grande sem ser ofertado, os resultados são muito satisfatórios e os participantes têm se empenhado muito manter a abstinência.

De acordo com a Prefeitura, os encontros serão realizados mensalmente, com o objetivo de manutenção, a fim manter apoio aos participantes.

Os atendimentos com equipe multiprofissional do NASF permanecerão sendo ofertados aos pacientes, além de atendimentos médicos na unidade de saúde e prescrição de medicamentos, adesivos e goma de mascar, quando necessário.

Imprimir

Fonte:

Prefeitura de Córrego Fundo