?Meu carro é blindado, mas na hora do sufoco, acho que não adianta, se botar uma arma, é complicado testar o vidro, diz um motorista.
Fim de ano, décimo terceiro no bolso e perigo nas ruas. ?Quando o ar condicionado funciona a gente fecha os vidros…?, comenta outra.
No Rio de Janeiro passou de sete mil (7.313) o total de roubos em dezembro do ano passado, dez assaltos por hora.
Em São Paulo, foram mais de nove mil (9.675) os roubos no último mês de 2008, treze assaltos por hora, um a cada cinco minutos.
Na zona sul do Rio, encontramos um motorista que criou um manual para os assaltados. ?Se o assalto não vai sair da sociedade, é melhor preparar a sociedade?, diz Antonio Carlos Seixas, médico.
Ele é cirurgião na maior emergência da cidade e, de tanto operar vítimas baleadas, reuniu informações úteis como: não reagir, não tentar segurar os bandidos. Se a vítima for baleada, evitar correr, aguardar o socorro deitada, sem beber ou comer, fazendo o mínimo de movimentos possível.
?Por isso ando com ele pra lá e pra cá e quando tenho oportunidade dou pras pessoas porque acho que é de interesse pra todos?, diz Seixas.
O manual da polícia do Rio começa a ser distribuído na semana que vem. Recomenda não deixar bolsas sobre os bancos do carro e redobrar a atenção nos congestionamentos.
As vítimas escolhidas pelos bandidos nos sinais costumam estar distraídas, no carro levam bolsas e nesta época, sacolas de compras de Natal.
Nos registros das delegacias do zona sul do Rio, os alvos destes ladrões são sempre as mulheres.
Uma empresária foi atacada por seis adolescentes num sinal do Leblon, na zona sul da cidade. Uma quadrilha foi identificada. Três bandidos são procurados. Outro integrante da quadrilha quando foi preso, estava com o braço enfaixado, um recurso que facilita quebrar os vidros dos carros.
Antes da prisão, há 20 dias, somente uma delegacia registrava nove furtos nos sinais por dia, número que caiu para três, graças às denúncias.
?Vamos orientar também as pessoas que presenciam os crimes, que anotem a placa, que elas liguem mesmo que não se identifiquem, liguem pra polícia, pra que elas dêem informações mesmo que não tenham sido vitimas?, declara Bárbara Lomba, delegada.
Um adolescente, suspeito de assaltar uma motorista, foi preso na madrugada de hoje. Segundo a polícia, o menor fazia malabarismos numa esquina da zona sul do Rio e atacou a motorista quando o sinal abriu. Ele já tinha cinco passagens pelo mesmo crime.

COMPATILHAR: