Redação Últimas Notícias 

Desde agosto do ano passado quando as residências do bairro Santana II foram entregues, os moradores sofrem e reclamam de problemas advindos do mau funcionamento da rede de esgoto.

O Santana II está localizado próximo à Penitenciária Regional de Formiga e devido à topografia irregular do bairro, moradores que residem na parte mais baixa sofrem com o esgoto que supita nas caixas de gordura e ralos dos banheiros, além de ser constante o vazamento nos Postos de Visita (PVs) existentes no pavimento das ruas.

O mau cheiro proveniente do esgoto se tornou comum no bairro. Segundo os moradores, na parte da manhã e final da tarde o mau cheiro é mais forte, isto quando não ocorre no meio do dia. “Tem dia que o fedor se torna insuportável na hora do almoço. A gente está na cozinha almoçando e o cheiro exalado da caixa de gordura tira até o apetite” disse Jéssica, residente na rua Josino Rodrigues Nunes Rabelo, próxima da estação elevatória. Outras três moradoras que estavam no local, em entrevista, confirmaram o problema.

A rede de esgoto do bairro é interligada a uma estação elevatória que também recebe o esgoto produzido no bairro Nova Conquista e parte do esgoto captado na região da rua Alto do Pequi. A elevatória deve fazer com que o esgoto seja despejado na rede da avenida Hernani Bottrel de Moura.

Em entrevista ao Últimas Notícias , o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Flávio Passos reconheceu a existência do problema. “A bomba da elevatória não está operando corretamente. A massa produzida após a liquefação do material é muito espessa e faz com que a bomba não funcione no automático. Estamos tentando desenvolver um tubo perfurado para colocar a bomba dentro, pode ser que isto minore o problema.

Porém, a solução da elevatória naquela região, para mim, não é a mais adequada. Acredito que só com mais tempo e muito recurso financeiro poderemos resolver o problema dos interceptores para que assim o transporte do esgoto volte ao normal”.

Flávio Passos garantiu que irá ao bairro, na tarde desta sexta-feira (15), e se reunirá com os moradores para detalhar o plano de trabalho que pretende implantar na busca de soluções.

COMPATILHAR: