Hoje com seu gramado totalmente tomado por um dos hospitais de campanha de São Paulo, no combate ao novo coronavírus, o Pacaembu, um dos principais palcos do futebol brasileiro, completa 80 anos nesta segunda-feira (27).

E o Atlético faz parte do início dessa história, pois fez contra o Corinthians, naquele 27 de abril de 1940, o jogo de fundo da rodada dupla que apresentou aos torcedores paulistanos o então Estádio Municipal.

Foi o segundo estádio inaugurado por atleticanos e corintianos, que 11 anos antes tinham feito a primeira partida do Estádio Antônio Carlos, que o Atlético ergueu em Lourdes.

 

E o placar do Pacaembu foi o mesmo do confronto de 1929, em Belo Horizonte, mas ao contrário. Na sua casa, o Galo fez 4 a 2, com show de Mário de Castro. Em 1940, na capital paulista, o então tricampeão paulista devolveu o score.

A ordem dos jogos da rodada dupla que inaugurou o Pacaembu foi por sorteio. Assim, coube ao Palestra Itália (Palmeiras) disputar a primeira partida do estádio. A defesa corintiana é de que o rival, na verdade, fez a preliminar. E o Corinthians, o jogo principal.

Antes da revanche de 1929 entre Atlético e Corinthians, o Palestra Itália goleou o Coritiba por 6 a 2.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: