Uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria da USP revelou que 98% dos 200 pacientes que deram entrada para tratamento da dependência da web nos últimos quatro anos tinham computador em casa.
Metade destes pacientes possuía o aparelho no quarto. Além de causar dependência, o uso excessivo da internet e tempo prolongado de conexão nas redes sociais conduzem a uma perda progressiva de controle e aumento do desconforto emocional.
Como fatores de propensão à busca da internet como alternativa de fuga estão a auto-estima rebaixada, timidez, baixa confiança em si mesmo e baixa pró-atividade, além de depressão.
Entre os sintomas de dependência estão preocupação excessiva com a rede, necessidade de aumentar o tempo conectado, irritabilidade e ou depressão, mentir sobre o tempo que passa online, sofrer quando não há conexão, entre outros.
Para curar o problema existe uma organização na própria web que fornece apoio. Pelo site www.dependenciadeintenet.com.br, o usuário pode fazer o teste para ver se se encaixa no perfil de dependente, ler sobre o assunto e saber como procurar ajuda.

COMPATILHAR: