A queda dos estoques de sangue é motivo de preocupação da Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento no estado. O quadro é agravado pela pandemia, que impacta no comparecimento de doadores.

Os tipos O positivo e O negativo tiveram uma queda superior a 60% nos estoques de sangue, 40% nos estoques do tipo A negativo e cerca de 25% do tipo A positivo. Por essa razão, a Fundação faz um apelo à população por doadores.

De acordo com a Hemominas, todos os cuidados para garantir a segurança das pessoas que comparecem às unidades estão sendo tomados, como o uso de máscara, distanciamento, higienização adequada e higiene frequente das mãos.

“É fundamental que os doadores voluntários de sangue dos referidos grupos sanguíneos compareçam o quanto antes a uma das unidades da Hemominas para realizar a doação. O ato solidário, consciente, responsável, pode salvar vidas”, afirma a Fundação, por meio de nota.

Para fazer a doação é preciso agendar a visita através do site ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.

Como e quem pode fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus da Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completar a recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação).

Os cidadãos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pela Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. 

Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

Coronovac/Sinovac: 48 horas

• AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias

• Pfizer/BioNTech: 7 dias

• Janssen-Cilag: 7 dias

• Sputnik V: 7 dias

• Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas

• Moderna: 7 dias

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: