A Fundação Hemominas promove na próxima terça-feira (27), uma campanha para o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea na cidade de Arcos. Toda a população está convidada a participar do gesto solidário.
A ação será na Fundação Municipal de Saúde (Fumusa), das 10h às 18h, na rua Getúlio Vargas, 149, Centro, próximo à Prefeitura de Arcos e ao Hospital Santa Rita.
Esta é a segunda vez que a equipe do Núcleo Regional de Divinópolis, responsável pelo trabalho, participa da campanha na cidade. No primeiro encontro foram realizados aproximadamente 350 cadastros, número considerado bastante satisfatório pela equipe. Desta vez, os profissionais da Hemominas esperam receber cerca de 400 candidatos.
Na ocasião, os candidatos terão o cadastro inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Medula
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. A doação de medula óssea é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias.
Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome, de responsabilidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No momento do cadastro, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade válido com foto. Durante a coleta da amostra de sangue, o candidato assina um Termo de Consentimento para que seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética sejam incluídos no Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.
A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

COMPATILHAR: