A Fundação Hemominas de Divinópolis realiza a ?Semana do Doador do Futuro? em comemoração ao mês destinado à garotada. De 4 a 8 de outubro, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios de Divinópolis e Arcos terão a oportunidade de participar de várias atividades na unidade da Hemominas.
Os alunos e professores das instituições participarão de palestras, oficinas e uma sessão de perguntas relacionadas à doação de sangue. Ao final das atividades, será feito um hemotour, passeio pelas instalações da Hemominas, para conhecer todas as etapas do processo de doação de sangue. Além disso, os participantes vão receber materiais educativos, esclarecendo dúvidas e enfatizando a importância da doação de sangue e o cadastro de medula óssea.
Programa Doador do Futuro
O programa ?Doador do Futuro?, por meio de ações educativas, prepara crianças e jovens para uma futura doação de sangue consciente e responsável, além de torná-los também ?multiplicadores? deste conhecimento. Para isso o programa oferece informações, promove a reflexão sobre o processo da doação de sangue e sua importância.
Basicamente os estudantes aprendem sobre o sangue, sua função e grupos sanguíneos; o que é a Fundação Hemominas e o que ela faz; requisitos e critérios básicos para a doação, ou seja, as etapas, a importância e a necessidade; além de esclarecimentos sobre os mitos e tabus relacionados à doação de sangue.
Para participar do programa ?Doadores do Futuro?, a escola deve abrir espaço, dentro do seu conteúdo programático, para a inserção do tema ?Doação de Sangue: um Compromisso Social?. Definido isso basta um contato da direção ou de um professor com a unidade da Hemominas mais próxima para programar a melhor forma para o desenvolvimento do trabalho. O programa ?Doadores do Futuro?, em parceria com as escolas, contribui para a realização de uma hemoterapia mais segura e também para a inserção das crianças e jovens em práticas e ações de caráter social.
A iniciativa levou a Fundação a ganhar um prêmio do Ministério da Saúde/ Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), em 2000, por ter sido a primeira instituição do País a desenvolver trabalhos visando à formação de jovens e crianças.
Doação de sangue
Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, e que não tenham doença de chagas. Outros critérios são avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
A doação de sangue no Núcleo Regional de Divinópolis pode ser feita pelo telefone (37) 3216.6500. Outras informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas, podem ser obtidas através do call center 155. A chamada é gratuita em todo o Estado.

COMPATILHAR: