A Fundação Hemominas solicita aos candidatos à doação de sangue que compareçam em uma de suas unidades em todo o Estado, antes de receberem a vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e H1N1. Caso a pessoa tenha sido vacinada e queira doar sangue, a Hemominas recomenda aguardar quatro semanas para a doação, evitando resultados sorológicos falsos reagentes no sangue coletado.
A campanha de vacinação começou na segunda-feira (25), e segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a vacina contra a influenza é composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A composição e concentração das substâncias que compõem a vacina são atualizadas a cada ano, levando em consideração os dados epidemiológicos e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Fundação Hemominas solicita também aos cidadãos com tipo sanguíneo Rh negativo, com menor incidência na população, que compareçam em uma das suas unidades em todo o Estado. Os endereços estão disponíveis em www.hemominas.mg.gov.br.
Para doar sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, e não ter doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato a doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoesdoacao.

COMPATILHAR: