A Fundação Hemominas em Divinópolis lança esta semana uma campanha para homenagear a Mulher Doadora de Sangue. Além da decoração do ambiente na recepção dos doadores, haverá exposição de esculturas em madeira e pedra sabão do artista plástico João Batista de Souza. Nesta sexta-feira (06), haverá a distribuição de material alusivo à campanha às candidatas a doação.
A intenção principal é incentivar a doação feminina e homenagear as mulheres pelo Dia da Mulher Doadora. Para que os objetivos do evento sejam alcançados as candidatas à doação do município e região, serão convidadas a participar do evento doando sangue.
No setor de captação de doadores da Santa Casa de Formiga, Helena Maria de Oliveira, chefe do setor, comenta que são poucas as mulheres que fazem doação de sangue no município. ?De cada 10 doadores que confirmam sua ida às sextas-feiras para Divinópolis, há um equilíbrio de confirmações femininas e masculinas. Porém, muitas vezes as mulheres acabam tendo mais contratempos do que os homens e terminam por faltar no dia da doação?, esclarece. ?De forma alguma isso tira o mérito daquelas que se desdobram em seus horários para poderem realizar esse ato de amor?, encerra.
Em Formiga, o telefone do setor de Captação de Doadores é o 3329-1304. As esculturas estarão disponíveis para apreciação do público na recepção do Hemocentro de Divinópolis até 31 de março de 2009.
Critérios para doação
Para doar sangue é bom sempre lembrar de alguns detalhes. O cidadão deve estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade e apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. É também aconselhável que os doadores não estejam em jejum (podem tomar café da manhã antes de doar. Após o almoço é necessário aguardar pelo menos três horas). Outros critérios serão avaliados no momento da entrevista médica.

COMPATILHAR: