A Fundação Hemominas conclama os doadores voluntários de sangue, especialmente os do Grupo O (negativo e positivo), a participarem da campanha “Força Tarefa Grupo O”. A ação teve início nessa segunda-feira (9) e seguirá até sábado (14).

Em caráter emergencial, a campanha visa reverter a situação preocupante nos estoques desse grupo sanguíneo, principalmente o O negativo, pois, de acordo com a fundação, registrou uma queda de mais de 50% na sexta-feira passada (6) na rede Hemominas. “Dessa forma, torna-se fundamental a solidariedade e mobilização desses doadores, no sentido de comparecerem às unidades da Fundação em todas as regiões do Estado e fazerem a doação de sangue, ato que salva tantas vidas”.

Fundação Hemominas/Divulgação

 A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.

Durante a campanha, o atendimento preferencial será direcionado aos doadores tipo O (+/-), devido à urgência do quadro. A Fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.

Estoques em baixa

Ainda segundo a Hemominas a baixa no estoque de alguns tipos de sangue se deu pelo longo período de frio no mês de agosto e pela vacinação contra o sarampo que impede a doação por quatro semanas, “assim é importante que a doação de sangue ocorra antes da vacinação”, frisa a fundação.

Vale observar que a queda maior das doações dos grupos negativos reflete a própria composição da população brasileira, uma vez que os doadores Rh negativo são em menor número do que os doadores Rh positivo. “O sangue O negativo, conhecido como doador universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa e, por isso, é um dos mais utilizados pelos hospitais em situações de emergência. Entre os beneficiados, estão vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação”, finaliza a fundação.

Para doar sangue

A Hemominas divulga diariamente o estoque de sangue no site da fundação (clique aqui). A população pode agendar a doação pelo site, pela central 155- opção 1 ou pelo aplicativo MGapp.

Em Formiga não há posto de coleta da fundação. Os interessados em doar sangue precisam se deslocar até a unidade do Hemominas em Divinópolis.

Confira aqui os critérios para doação.

Imprimir

Fonte:

Hemominas