A Fundação Hemominas nos dia 16 e 17 de outubro, em parceria com a USIMINAS, promoverá uma campanha para cadastramento de doadores de medula óssea na cidade de Itatiauçu. A equipe da Hemominas de Divinópolis estará presente na USIMINAS, Rodovia Nilton Penido, zona rural, entre a cidade de Itaúna e Itatiauçu, no dia 16 das 09h às 16h e no dia 17 das 08h às 16h, para receber as pessoas que querem participar deste ato de solidariedade e cidadania. A expectativa é atender aproximadamente 400 candidatos à doação de medula óssea.
O transplante de medula óssea é indicado para pacientes que sofrem de Anemia Aplástica Grave e alguns tipos de leucemias que afetam as células do sangue. Para alguns pacientes o transplante de medula óssea é a única alternativa de vida.
Critérios para a doação de medula óssea
O candidato à doação de medula óssea deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. No dia do cadastro, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviado ao Redome (Registro Nacional de Medula Óssea). Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

COMPATILHAR: