A partir de agora, a execução do Hino Nacional Brasileiro será obrigatória em eventos oficiais e eventos esportivos profissionais e amadores realizados em Formiga. Para essa nova medida, foi aprovado, nesta semana, na Câmara Municipal, o projeto de lei 173/2014.
A justificativa do projeto, de autoria do vereador Arnaldo Gontijo, afirma que como símbolo nacional, o Hino deve e necessita ser entoado antes dos respectivos eventos, possibilitando maior difusão do mesmo, respeito à Pátria e como forma de ensinamento ao público infantil e jovem que não mais escuta com frequência o Hino Nacional, como ocorria em tempos passados.
A ideia é uma postura mais respeitosa por parte do público presente em eventos oficiais e esportivos. Durante a aprovação, Arnaldo Gontijo comentou que a intenção é incentivar o cidadão formiguense a ser patriota. ?Antigamente, víamos na contra capa dos cadernos o Hino Nacional. Hoje, percebemos que as crianças e adolescentes não conhecem a letra do Hino. Eu entreguei este projeto antes da Copa do Mundo, devido àquela animação e muitos não se portam com respeito nessas ocasiões. Em vários municípios esse comportamento já é obrigatório?, explicou.
Luciano Duque destacou a importância do projeto e sugeriu que fosse inserida a disciplina de política nas escolas para que crianças e adolescentes estejam informados. Já Juarez Carvalho aconselhou as Secretarias de Cultura e de Educação de Formiga, para que durante os eventos no município, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Formiga sejam hasteadas.

COMPATILHAR: