?Tom regional: a voz dos filhos da terra?, organizado pelos professores Filomena Maria Avelina Bomfim (UFSJ) e Roni Petterson de Miranda Pacheco (UFRR), foi lançado nesta quinta-feira (14) no Centro Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei e no Espaço Calêndula, em São João del-Rei.
Resultado das monografias orientadas pela professora Filomena Bomfim quando ela lecionava no curso de Comunicação Social da PUC Minas em Arcos, o livro reúne 14 artigos de jovens pesquisadores que formaram o Grupo Comunicacional de Arcos, cuja trajetória acadêmica irradiou-se pelo país.
Esse ?esforço notável pela pesquisa? começou a ganhar visibilidade já em 2004, quando quatro alunos participaram do I Colóquio de Comunicação Regional para o Desenvolvimento, realizado em Araçatuba (SP), chamando a atenção de ninguém menos que José Marques de Melo, professor emérito da Universidade de São Paulo, um dos mais respeitados teóricos do país, presidente do Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e também ?um jornalista do interior?, como ele mesmo se define.
É de Marques de Melo o elogioso prefácio de ?Tom regional?, no qual escreve: ?São raros os mestres que constroem uma carreira em sintonia com os alunos, incentivando-os a pesquisar e convertendo-os em produtores de conhecimento. A professora mineira Filomena Bomfim constitui uma dessas felizes exceções. (…) Nesse processo de humanização intensiva, Filomena adota uma postura didática rigorosamente paulofreireana. Educa-se com seus educandos para melhor educá-los.? O catedrático registrou, e vem divulgando, o conceito de jornalismo regional proposto pelo Grupo de Arcos: aquele que assume sem contradições seu caráter regionalista, em sintonia com os grandes temas que pautam a aldeia global.
O artigo ?Resgate à memória da mídia impressa formiguense? foi escrito por Eliane Grazielle Estevão, na época estudante do quinto período de jornalismo na PUC Minas em Arcos e foi apresentado no 3º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar), realizado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em abril de 2005.
No artigo é relatada a história dos veículos de comunicação impressos do município de Formiga, contando sobre a origem de cada um, com o objetivo de resgatar e perpetuar a memória da imprensa escrita local. Hoje, a jornalista Eliane Estevão é chefe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, mas já foi estagiária nos outros dois jornais da cidade.

COMPATILHAR: