O professor formiguense Vinícius Eufrásio está realizando uma pesquisa de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a história musical de Formiga. O trabalho está sendo feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e algumas famílias formiguenses.

Vinícius já é mestre em Música pela UFMG, diretor da Musicar (Educação Musical) e presidente do Conselho Fiscal, representando em Minas a Seção Nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical.

Conforme informou o professor, a pesquisa propõe uma investigação acerca das estruturas históricas, políticas e socioculturais que fomentaram e acolheram a atividade e a produção musical nos séculos XIX e XX no município, com o objetivo de compreender o papel e a função desta música para a comunidade no decorrer de sua história.

Foto: Prefeitura/Divulgação

“Para o desenvolvimento do estudo, estou consultando fontes documentais provenientes de fundos públicos e familiares recentemente identificados em Formiga. Entre eles, há documentos que remetem a nomes icônicos da música formiguense, como Nhonhô Fonseca, Odete Khouri, Padre Remaclo Fóxius e Marconi Montoli. Posteriormente, pretende-se que os dados obtidos por meio dos documentos musicais possam ser confrontados ou complementados segundo informações coletadas por meio de entrevistas com antigos músicos e informações provenientes de jornais e periódicos, buscando uma melhor compreensão das ações destes de pessoas e instituições, bem como a forma como eles influenciaram nos repertórios produzidos e praticados em Formiga”, relatou Vinícius.

A Secretaria de Cultura, através de parceira com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros, tem disponibilizado ao pesquisador espaço físico e estrutura para consulta aos vários documentos musicográficos acomodados. Desta forma, Vinícius e a Prefeitura de Formiga  fazem um convite às pessoas que possam contribuir com esta busca, seja por meio da disponibilização de materiais ou relatos. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail: [email protected] ou diretamente com Vinícius Eufrásio, por meio do celular/whatsapp (37) 9 9909-444 e/ou pelo e-mail pessoal dele: [email protected].

 

 

Fonte: Prefeitura de Formiga ||

COMPATILHAR: