Na manhã desta sexta-feira (5), está sendo realizado o ?Dia de Alerta? contra a Dengue em Formiga. A mobilização faz parte da campanha ?Cinturão Regional de Combate à Dengue?, idealizada pelas cidades de Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta para combater a dengue na região. A ação abrange mutirões educativos e de limpeza.
A realização do ?Dia de Alerta? é uma parceria da Prefeitura de Formiga com o Unifor-MG, Secretarias de Gestão Ambiental, Educação, Desenvolvimento Humano, Comunicação, Cultura, da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil, das entidades ACIF e CDL, além dos vereadores.
Mais de 5 mil voluntários estão envolvidos nesta ação. Uma carreata sairá do Unifor-MG, até o Terminal Rodoviário. Em seguida, seguirá para os bairros conforme programação. A Polícia Militar irá fazer a escolta da carreata. Cerca de 5 mil alunos passarão de casa em casa. Eles entregarão sacos de lixo e irão orientar a população quanto à limpeza. Durante todo o dia, padres e pastores tocarão sinos de hora em hora para alertar a população.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão montados estandes onde alunos do Unifor-MG darão orientações sobre os problemas relacionados à dengue e de como o mosquito prolifera.
Parceiros
Unifor
Serão montadas barracas nas Unidades Básicas de Saúde, onde os alunos do Centro Universitário darão orientações sobre os problemas relacionados à Dengue e de como o mosquito prolifera.
Saae
Ceder caminhões. Uma das ações será a impressão de frases educativas nas contas de água. Outra atividade é a criação de um link na página oficial do Saae ? www.saaeformiga.com.br ? do blog do Cinturão Regional de Combate à Dengue, auxiliando na divulgação das ações e informações sobre a doença, formas de prevenção e a importância da mobilização social.
Acif/CDL
Auxiliaram na divulgação, e na confecção de faixas e dois carros de som
Recifor
Mesmo com mais de seis meses de inauguração do Aterro Sanitário em Formiga e de quatro meses de funcionamento da usina de reciclagem, ainda existem depósitos de lixos dentro da cidade. Para solucionar estes problemas, a Recifor está convidando as pessoas que catam o lixo e levam para suas casas para se associarem. Dessa forma muitos criadouros de dengue serão extintos. Na última semana, foi retirado mais de meio caminhão de lixo reciclável de uma residência no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Pró-Jovem
Na ultima sexta-feira (26), participantes do Pro-jovem Adolescente realizaram o 1º trekking ecológico que aconteceu nas adjacências da mata que circunda a lagoa da praia popular. No local foram recolhidos aproximadamente 80 quilos de lixos e materiais, que podem se criadouros do mosquito da dengue. Os alunos tiveram acompanhamento de agentes de controle de endemias sobre formas de prevenção contra a dengue.
A Dengue em Formiga
Foram feitas 326 notificações, com 47 casos confirmados. Outras 128 ainda aguardam resultado. Segundo a secretaria de Saúde, 151 ainda não colheram sorologia.
Casos suspeitos
De acordo com a Secretaria de Saúde, entre 14 e 20 de fevereiro foram contabilizados 80 casos suspeitos. No período, os focos encontrados estão nos bairros: Santa Luzia, Alvorada, Rosário, Engenho de Serra, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida, Souza e Silva, Sagrado Coração de Jesus, Cidade Nova, Santo Antônio, Areias Brancas, Centro, Ouro Negro, Novo Horizonte, Nossa Senhora de Lourdes, Ouro Branco e Vila São Vicente.

Imprimir
Comentários