O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. A data começou a ser comemorada em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até o dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para a data são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.

 

Atividades para o Dia do Meio Ambiente

• Pinte um mural sobre a natureza;

• Ajude a limpar uma praia;

• Faça coisas com material reciclado.

• Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa

• Utilize materiais reciclados

• Comece a separar o lixo para ser reciclado

• Ajude a limpar um parque público.

 

Programação em Formiga

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental promoverá diversas atividades no Parque Ecológico Chico Mendes, conhecido como Parque Jequitibá, localizado na rua Aluísio de Castro, no bairro Mangabeiras. Quatro escolas municipais e uma estadual participarão com cerca de 450 alunos dessas atividades. Ocorrerão palestras, passeio ecológico e plantio de mudas de árvores.

O evento terá a participação do Sest/Senat, que doará mudas e sementes. Também serão entregues aos alunos, pela Secretaria de Gestão Ambiental, mudas, folhetos sobre a casa sustentável, folders das rotas de recolhimento de lixo no município e explicação do que é lixo úmido e lixo seco (reciclável).

“Tudo isso com o objetivo de desenvolver nos estudantes uma consciência ambiental”, comentou o secretário municipal de Gestão Ambiental, Jorge Zaidam.

Atividades

Local: Parque Ecológico Jequitibá, das 8h às 10h

– Palestra com o biólogo Marcelo Senne, da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental – Tema: “Os diversos caminhos do lixo que geramos”.

– Palestra com a engenheira ambiental Thainara Silveira, do Saae – Tema: “Formas de reutilização da água”.

– Passeio para conhecimento do prédio ecologicamente correto guiado pela gestora do Parque Jequitibá, Vera Lúcia Moreira.

– Plantio de mudas e explanações sobre a importância da preservação ambiental, em parceria com o Sest/Senat.

– Organização do evento: bióloga Liliam dos Reis Souza, da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental.

 

Datas de participação de cada escola:

 

Segunda-feira (8)- Rodolfo Almeida

Terça-feira (9)- Arlindo de Melo

Quarta-feira (10) – Rodolfo Almeida

Quinta-feira (11) – Caic e Papa Pio XII

Sexta-feira (12)- Miralda Carvalho

Redação do Jornal Nova Imprensa

print
Comentários