A pressão alta ou hipertensão arterial é considerada como uma ´inimiga silenciosa´, uma doença que atinge cerda de 22% da população com idade de 18 anos ou mais, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas.
A doenca ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a hipertensão como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares ? que é a número um em causa de mortes no planeta.
A ausência de sintomas bem definidos retarda o diagnóstico da doença que, muitas vezes, é feito somente quando problemas mais sérios aparecem, entre eles, os comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, dentre os fatores de risco para mortalidade, a hipertensão explica 40% das mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 25% daquelas por doença coronariana.
A hipertensão arterial sistêmica é, na atualidade, um dos principais motivos de consultas com profissionais de saúde e de prescrição farmacológica em todo o mundo. Popularmente conhecida como ?pressão alta?, a hipertensão arterial sistêmica pode ser vista como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares pelo fato de, na maioria das vezes, não provocar sintomas ou os sintomas serem gerais, como dor de cabeça, tonturas e mal estar.
Hipertensão em Minas
Dados da pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde revelam que, em Minas Gerais, a estimativa é de 2.690 milhões de hipertensos, sendo esperada uma tendência crescente de elevação na prevalência e incidência da hipertensão, devido às mudanças no padrão alimentar da população, à redução da atividade física e ao envelhecimento populacional acelerado.
A organização da Rede de Atenção aos Portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Rede Hiperdia) objetiva integrar as ações do Governo de Minas, nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, para reduzir os fatores de risco e a morbimortalidade pela hipertensão arterial e pelo diabetes mellitus e suas complicações. O foco é priorizar a promoção de hábitos saudáveis de vida, a prevenção e o diagnóstico precoce e a atenção de qualidade para os portadores dessas patologias. Com a Rede Hiperdia, espera-se uma reestruturação, ampliação e maior resolutividade dos serviços de saúde prestados a esses pacientes na rede pública de serviços de saúde do Estado, melhorando a expectativa e qualidade de vida da população em geral.

Dicas para hipertensos:
Prefira:
-Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados;
-Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha;
-Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras;
-Peixes e aves preparadas sem pele;
-Produtos lácteos desnatados.

Limite:
-Sal;
-Álcool;
-Gema de ovo: no máximo três/semana;
-Crustáceos;
-Margarinas, dando preferência às cremosas, halvarinas (margarina light) e ricas em fitosterol.

Evite:
-Açúcares e doces;
-Frituras;
-Derivados de leite na forma integral, com gordura;
-Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras;
-Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote.

COMPATILHAR: