A mãe do pedreiro de 28 anos, que confessou ter invadido uma igreja e esfaqueado quatro fiéis, disse que o filho tem esquizofrenia e pode ter agido após um surto. A costureira de 54 anos, afirmou que desmaiou ao receber a notícia sobre o ocorrido. Apesar disso e da tentativa de tirar o homem da prisão para poder interná-lo, ela condena a atitude dele, a qual classifica como “coisa do diabo”.

Ela e o ex-marido estão em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, para tentar ajudar o filho, que foi preso logo após o ataque. Eles até contrataram uma advogada para auxiliá-los.

O crime aconteceu na manhã de domingo (2), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Setor Colina Azul. A mãe do autor revelou que passou mal ao saber do que o filho tinha feito. “Ele falou para mim que ia para Brasília para trabalhar. Estou em estado de choque até agora. Uma amiga da minha filha me avisou. Quando ela mostrou a foto e vi que era ele, eu desmontei. Desmaiei e fui parar no hospital”, disse.

Apesar de tentar ajudar a recuperar o filho e colocá-lo numa clínica, ela afirma não ser conivente com o seu comportamento. “Eu acho que isso aí é coisa do diabo, sabe. Como é que pode sair por aí esfaqueando os outros desse jeito? Eu não cubro erro de ninguém. Não acho correto o que ele fez, mas tenho que ajudá-lo”, pondera.

Em nota, a igreja disse estar “triste” em relação ao ocorrido e afirmou que “está dando apoio àqueles que estiveram presentes durante o incidente e estamos orando por todos os envolvidos”. A instituição afirmou ser reconhecida no Brasil desde 1930 e ter mais de 1,5 milhão de membros no país.

Dos quatro feridos, dois foram socorridos e já tiveram alta. Um homem segue internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo divulgou a unidade de saúde na manhã desta terça-feira (4), o quadro dele é considerado regular.

Outro ferido que usou uma muleta para conter o agressor, também está internado, mas no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Até a tarde segunda-feira (3), o quadro dele era considerado regular.

Doença

 De acordo com a costureira, o filho começou a apresentar sintomas da esquizofrenia desde os 13 anos, mas que somente em 2017, ela conseguiu um laudo confirmando a doença. Ele chegou a ficar internado em uma clínica, mas foi liberado há cerca de um ano.

“Depois de um tempo na clínica, ele fica ótimo. Mas depois é inesperado, na mesma hora que está muito bem, começa a ficar agressivo. Ele começa a agir de forma estranha”, pontua.

A costureira afirmou também que o filho precisa tomar uma medicação por causa da doença, mas não o faz deliberadamente. Para que ele não fique sem o tratamento, a mãe revela que dissolve as pílulas no suco.

O delegado Divino Batista dos Santos, responsável pelo caso, disse que ainda não teve acesso ao laudo citado.

 Terrorismo

Segundo o delegado, o autor pode responder por terrorismo. Ele já ouviu o suspeito e agora vai intimar testemunhas para descobrir a real motivação para o crime. “ Se ficar provado que ele agiu exclusivamente por questão religiosa, tendo convicção que aquela igreja pregava coisas diferentes do que ele acredita, com a finalidade de provocar clamor social e se vingar daquela religião, ele vai responder por ato de terrorismo”.

O crime de terrorismo está previsto na Lei 13.260 do Código Penal e inclui crimes praticados por “xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou religião”. A pena varia de 12 a 30 anos em caso de condenação.

Ataque e confissão

 Segundo as investigações, o autor entrou com duas facas na igreja. Cerca de 120 pessoas participavam de uma reunião no momento. Testemunhas disseram que ele chegou a se sentar em um dos bancos, mas pouco depois começou a esfaquear algumas pessoas.

Em um vídeo, gravado após a prisão, o homem aparece algemado, sentado no chão e com um curativo na cabeça. “Assisti a um vídeo que fala que aquela igreja lá eles negam o nascimento de Jesus Cristo, e fala que, na primeira batalha contra Lúcifer, fala que Jesus Cristo colocou a maldição no corpo da pele escura e, depois que ele morreu na cruz, ele jogou a maldição da calvície sobre o povo.”

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: