Os moradores da Bahia e das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora à 0h de domingo (17), com o fim do horário de verão. A medida tem como objetivo diminuir o consumo de energia nos horários de pico, aumentando a segurança do sistema.
A expectativa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) era economizar R$ 282 milhões. O valor é 56% maior que os R$ 180 milhões economizados no ano passado.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
A mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval -como será em 2012-, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
Dicas para encarar a mudança
? Se você trabalha no dia seguinte, volte para casa cedo, mesmo sendo sábado de festa
? Deite num ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradável
? Iluminar o quarto ao amanhecer ajuda a driblar o sono, nos primeiros dias após o fim do horário de verão
? Tente não consumir cafeína (presente no café ou no chimarrão) antes de ir deitar, pois são bebidas estimulantes
? Não faça exercícios intensos, principalmente após as 21h, porque será mais demorado para dormir
? Tente não comer demais no jantar, nem dormir sem comer
? Não tome banho muito frio e nem muito quente

COMPATILHAR: