O Horário de Verão 2017/2018 terá início à meia noite deste domingo (15) com encerramento em 18 de fevereiro de 2018.

A medida, segundo o Governo Federal, terá a duração de quatro meses com projeção de economia no consumo de energia elétrica nas regiões, Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal.

O Horário de Verão será adotado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O objetivo é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. Com a mudança no relógio, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e o oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

A medida afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Na temporada passada, entre o fim de 2016 e o início deste ano, a adoção do Horário de Verão gerou uma economia de R$159,5 milhões devido à redução no uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia. A queda no consumo permitiu ao país poupar água dos reservatórios de hidrelétricas.

O valor ficou abaixo do verificado na edição anterior (2015/2016), quando foram poupados R$162 milhões.

Fim do Horário de Verão

A medida vem perdendo importância. Nos últimos anos o horário de pico no consumo de energia se deslocou do início da noite para o início da tarde quando um maior número de aparelhos de ar condicionado está em operação.

Após a conclusão de estudos que mostram que o Horário de Verão não proporciona economia de energia, o Ministério de Minas e Energia (MME) cogitou a possibilidade de extinguir a medida.  Prevendo polêmica, já que o assunto divide opiniões e têm amantes e detratores, o governo estudou fazer uma enquete nas redes sociais para deliberar sobre o assunto, mas voltou atrás e no final de setembro confirmou a mudança no horário.

De acordo com o ministro de MME, Fernando Coelho Filho, haveria pouco tempo para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o assunto.

Histórico

Esta será a 42ª edição do Horário de Verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Os dias de começo e término do Horário de Verão foram padronizados por um decreto de 2008. Pelo texto, os relógios são adiantados no terceiro domingo de outubro de cada ano, e voltam à sincronia habitual no terceiro domingo de fevereiro.

COMPATILHAR: