A Secretaria Municipal de Saúde implantou, neste ano, uma medida simples e eficiente para facilitar a vida da mulher que trabalha e não tem tempo para fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero. Agora, a trabalhadora pode fazer o exame à noite, após as 17h. Assim, mesmo trabalhando, as formiguenses conseguem prevenir essa doença.
?É só ir aos postos à noite que percebemos o grande movimento de mulheres. Sem dúvidas, foi uma medida simples que vem dando muito resultado?, comentou a secretária municipal de Saúde, Maria Inês Macedo.
Com a medida, se tornou possível fazer o preventivo entre 17 e 21 horas em todos os postos de saúde, desde o início do ano. O procedimento começa com uma consulta de enfermagem. Depois, ocorre a coleta do preventivo. Em seguida, exame clínico das mamas, orientação para o autoexame das mamas e solicitação de mamografia para quem tem entre 45 e 69 anos. Mulheres com outras faixas etárias também podem fazer, desde que com indicação médica.
A mulher que desejar ser atendida no horário especial deve se informar no posto de saúde mais próximo de sua casa.
Outras ações
Ainda em relação à saúde da mulher, a Secretaria de Saúde intensificou a coleta de preventivo nos postos. Outra medida foi desenvolvida em parceria com o Governo do Estado. Por meio do Programa Viva Vida, que é parte do Programa Estadual do Controle de Câncer de Mama, foram realizadas 1.200 mamografias digitais, entre 29 de julho e 30 de agosto.

COMPATILHAR: