A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Cristino Antônio de Faria recebeu, na semana passada, a visita de uma comitiva de Formiga a pedido da nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fernanda Mendonça.

O objetivo foi discutir a implantação de uma horta urbana que beneficiará os pacientes da unidade, especialmente os grupos formados como hipertensos e diabéticos, reeducação alimentar, a população em vulnerabilidade, funcionários, escolas municipais e entidades como o Lar São Vicente de Paulo.

O projeto da horta foi uma iniciativa da secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva. O projeto será executado pela equipe do NASF, UAPS Cristino Antônio de Faria e comunidade em geral. Além das hortaliças terá também plantas medicinais, para que seja colocada em prática mais uma Prática Integrativa Complementar (PIC) que é a fitoterapia.

O objetivo da implantação da horta é contribuir para a formação de hábitos saudáveis, incentivar o aproveitamento integral dos alimentos. Proporcionar o relaxamento por meio do contato com a terra, a natureza e o prazer de produzir hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias dos usuários e oportunizar atividades de cultivos de plantas incluindo as medicinais, estimulando assim, o desenvolvimento de responsabilidade por parte dos participantes e produzir alimentos promovendo o acesso e a disponibilidade dos mesmos de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar.

O projeto conta com a parceria do Banco de Alimentos de Formiga sob a coordenação de Anuar Teodoro Alves, do curso de engenharia agronômica do Unifor-MG, sob a responsabilidade do professor Adriano Alves da Silva, do coordenador do Setor de Políticas Rurais, Eduardo Batista, do estagiário do Banco de Alimentos e aluno do 10° período do curso de Engenharia Agronômica, Júlio Alberto Gonçalves e do técnico agrícola e aluno do 8° período de Engenharia Agronômica, Saulo Bottrel.

 

 

Fonte: Prefeitura de Córrego Fundo||

COMPATILHAR: