Nos dias 26 e 27 de outubro, o Centro Universitário de Formiga realizou o I Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis (Enecon). Foram realizadas palestras e minicursos com temas sobre a realidade do mercado profissional dos contabilistas.
O objetivo principal do evento foi ampliar o conhecimento dos graduandos para além da sala de aula, abordando aspectos práticos das profissões e permitindo intensa troca de experiências entre professores, profissionais e acadêmicos do curso. O evento foi direcionado a estudantes de ciências contábeis do Unifor-MG e a participação nos dois dias de atividade foi gratuita.
O evento foi oficialmente aberto após o pronunciamento da coordenadora do curso de ciências contábeis, Danielle Martins Duarte Costa, e da coordenadora geral de graduação, Rachel de Castro Eduardo Matias.
No primeiro dia, foram realizadas as palestras ?Contabilidade Internacional?, pelo contador Cleber do Carmo Antunes, e ?O Contador e a Economia Brasileira: conjuntura econômica atual?, proferida pelo professor Ruy Martins Ferreira Júnior. Ambas ministradas no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?.
Já os minicursos, realizados no segundo dia, tiveram os seguintes temas: As novas mudanças dadas pela Lei 11.638/2007, pela professora. Patrícia Nazário Leal Silveira; Lucro Presumido: aspectos fiscais e contábeis, com o professor Aluízio Alves Corrêa; e Projetos SPED: ECD (SPED Contábil); EFD (SPED Fiscal); Emissão Documentos (NF-e, CT-e,NFS-e,CF-e); EFD PIS/COFINS e SPED FPD (e-FOPAG), por Edmar Frazão.
?O I Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Unifor-MG foi de grande importância para os acadêmicos do curso, pois propiciou o encontro com profissionais ligados, direta e indiretamente, à área contábil, fora do ambiente da sala de aula. Além disso, foi uma oportunidade conhecerem a atual realidade dos contabilistas, as novas exigências profissionais e o novo ambiente que os esperam. Agradeço a todos que colaboraram e participaram do evento. A intenção é fixá-lo na agenda do curso para os próximos anos?, comentou a coordenadora do curso, Danielle Martins.

COMPATILHAR: