Demonstrando que a preocupação com o meio ambiente é de fato a bola da vez, uma nova iniciativa municipal movimentou entidades, grupos e parte da população em favor da preservação ambiental. Durante o dia de ontem, quinta-feira, 18/10, três córregos da cidade receberam uma limpeza em seus leitos e margens. A iniciativa faz parte do 1º Fórum das Águas, evento que está sendo idealizado pela Câmara Municipal, juntamente com outros grupos e entidades formiguenses, que está previsto para ser realizado em novembro.
Segundo informações, na terça-feira (16), um grupo de biólogos esteve nos córregos Cardoso, Água Vermelha e Alvorada para avaliar e planejar os trabalhos. Com esta atividade será possível obter informações sobre a realidade dos córregos, no objetivo de repassar esses dados para a comunidade em geral e conscientizá-la sobre a importância de dar destino correto ao lixo.
A limpeza ainda contou com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 04-030, de representantes da Prefeitura, através do SAAE, equipes da Câmara de Turismo da ACIF, da Defesa Civil, de estudantes e da comunidade formiguense em geral. Para auxiliar no desempenho dos trabalhos realizados nos córregos, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental disponibilizou maquinário para o recolhimento do lixo. Também contou com a parceria com a FUCOMA (Fundação Comunitária Cultural do Meio Ambiente), na pessoa de seu presidente, Evandro Arantes.
Os trabalhos de limpeza foram realizados de forma simultânea. Com a iniciativa, a nossa intenção é conscientizar e educar a população para a conservação desses córregos. O que vemos atualmente é muito lixo e pernilongo. Há uma necessidade muito grande de trabalhar essa limpeza e a preservação deles, comenta Wilse Marques, membro da Câmara de Turismo da ACIF.

COMPATILHAR: