Os projetos educacionais da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, localizada no bairro Vargem Grande, foram apresentados durante a I Mostra Pedagógica, promovida na noite desta quarta-feira (26), na quadra da escola. Os projetos estão pré-inscritos no Prêmio Mérito Nosso Educador e no Verde que Te Quero Verde 2010.
A mostra não teve como intuito gerar competição e sim mostrar as ações desenvolvidas na escola. Foram montados stands para a apresentação dos sete projetos em andamento, quando os visitantes podiam entender como funciona cada iniciativa.
A diretora da escola Benedita, Lucimar Rosa, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância da participação da comunidade no evento, além de ressaltar a parceria nos projetos, que vão além da sala de aula. A diretora comentou ainda sobre os frutos que esperam colher com as atividades.
Representando o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo, a diretora de gestão educacional, Fátima Belo, elogiou a iniciativa dos professores e da direção da Escola Benedita e enfatizou o trabalho exemplar daquela comunidade escolar. O vereador Eugênio Vilela/PV também participou do evento e destacou a importância dos projetos educacionais para o bem estar da comunidade.
Durante o evento, cada professor explicou sobre o seu projeto e os objetivos. Em seguida, houve apresentação da Banda de Latas, que executou o Hino Nacional e a música própria da banda. Na sequência, houve apresentações de judô, com o professor Fabiano Souza, da academia Águia Dourada, que desenvolve o projeto ?Águia Dourada ? Caminho da Vitória?. O projeto está sendo implantando em algumas comunidades, entre elas o bairro Vargem Grande, na quadra da escola Benedita Gomide, quando as crianças poderão treinar gratuitamente judô. A iniciativa visa as Olimpíadas de 2016 e terá o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal.
As alunas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I), do bairro Rosário, também fizeram uma apresentação de dança e o evento terminou com uma apresentação musical.
Confira os projetos apresentados:
Conviver
O projeto Conviver acredita que só com a convivência sadia, cordial e, principalmente calcada nos valores e nos bons costumes, a humanidade encontrará uma saída.
Eu sou o rei ? Aprender é o meu nome
Esta é uma nova maneira de ensinar, aprender e praticar o xadrez. O projeto vai construir um Xadrez Gigante na escola, onde os próprios alunos serão as peças. Esta ação visa à educação integral dos educandos e contribui para o raciocínio lógico, cooperativismo, o espírito de liderança e competitividade.
R. A. D. I. O. Rádio de Atividades Didáticas Interdisciplinares para os Ouvintes
A grade de programação da Rádio Estação Benedita é desenvolvida e supervisionada por meio deste projeto, que objetiva a interação entre os vários conteúdos desta nova ferramenta pedagógica: o rádio.
Sucata Sinfônica – Melodia Nota 10/
Reaproveitar o lixo do dia a dia para produzir música é a tônica desta experiência. Uma forma lúdica de se ensinar e aprender música. Os alunos constroem os próprios instrumentos.
Venda o seu peixe – Novos valores, novas perspectivas na escola e na vida
Trabalha o empreendedorismo de forma inovadora, em que os alunos confeccionam objetos a partir de material reciclável. Tem o intuito de descobrir aptidões e despertar o valor do trabalho a partir da produção e comercialização dos produtos.
Oficina de Criatividade
Neste projeto, desenvolvido em 2009, os alunos envolvidos fabricavam bijuterias artesanais.
Caminhada Verde
Projeto ambiental da Escola Benedita em que os alunos participam de caminhadas ecológicas.

COMPATILHAR: