O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nesta quinta-feira (12), o I Simpósio de Cardiologia.

O evento ocorrerá no Espaço para Eventos Vitória Cândida,  bairro Bom Pastor, em Divinópolis, das 13h às 18h, e é direcionado a profissionais da rede de saúde da Região Oeste.

 A capacitação contará com três médicos especialistas na área. O tema Arritmias será abordado por Daniel Soares Souza, os temas Crise Hipertensiva e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ficará a cargo de Rogério Barbieri Sichieri e Eduardo Henrique discorrerá sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR).

De acordo com o conteúdo disponibilizado no site InfoEscola, o coração é o órgão central do sistema circulatório, sendo responsável pelo contínuo bombeamento de sangue através dos vasos sanguíneos.

O funcionamento correto dele é essencial para a manutenção da vida, uma vez que é através do sangue que todos os tecidos corporais recebem nutrientes e oxigênio. Condições médicas relacionadas ao coração são consideradas gravíssimas, causando a morte de milhões de pessoas por ano, e devem receber tratamento imediato.

Grande parte das doenças que acometem o coração tem em comum, fatores de risco associados ao sedentarismo, aumento da pressão arterial, alimentação desbalanceada, obesidade, tabagismo, histórico familiar de doenças cardiovasculares, diabetes descontrolada e desregulação da tireoide.

Realizar exames de rotina, alterar os hábitos alimentares para reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar, reduzir a ingestão de álcool e parar de fumar, fazer exercícios físicos regularmente e tratar condições de saúde crônicas pré-existentes são as medidas mais eficazes para conservar o bem-estar cardíaco.

 

Fonte: Samu ||
COMPATILHAR: