O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia contagem regressiva de três meses para a coleta de informações do Censo 2010. A partir de 1º de agosto, os recenseadores do IBGE visitarão todos os 58 milhões de domicílios do país, para revelar um novo retrato da sociedade brasileira, por meio de um amplo conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais.
Única pesquisa domiciliar com informações detalhadas sobre os 5.565 municípios brasileiros, o Censo investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década. Os questionários do Censo (básico e da amostra) trarão perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.
O Censo 2010 será totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Para o Censo 2010, foi construída a base territorial, onde o País foi dividido em cerca de 314 mil setores censitários. Para cada setor, será designado um recenseador que visitará os domicílios para o levantamento das informações. Com orçamento previsto de R$ 1,67 bilhão, o Censo 2010 envolverá o trabalho de mais de 225 mil agentes censitários e recenseadores.
Pela primeira vez, o Censo poderá ter como alternativa a resposta dos questionários pela internet, após o recenseador fornecer uma senha para controle. Os primeiros resultados do Censo estarão disponíveis a partir de dezembro de 2010. A partir de 2011, será dado prosseguimento à divulgação, com a liberação dos resultados definitivos e temáticos.
Importância de responder ao Censo
Responder ao Censo é um ato de cidadania em benefício de todos os brasileiros e estrangeiros que residem no país. Isso porque os censos populacionais são a única fonte de informação completa sobre a situação de vida da população nos municípios.
A pesquisa produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e para tomada de decisões sobre investimentos nas áreas de saúde, educação, habitação, saneamento e transporte. Além disso, o Censo oferece informações que ajudam na decisão sobre a instalação de fábricas, shopping centers, creches, cinemas, restaurantes etc. O Censo também fornece as referências para as projeções populacionais, com base nas quais o Tribunal de Contas da União define as cotas do Fundo Nacional de Participação dos Municípios, e a partir das quais é definido o número de deputados e vereadores.
A preparação do Censo 2010 teve início em 2007, com a fase de planejamento. No entanto, os trabalhos foram intensificados a partir de 2008, com destaque para as etapas de construção da base territorial e do Cadastro Nacional de Endereços para fins Estatísticos, Organização dos Processos Seletivos Simplificados para contratação de pessoal temporário, a instalação das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), a realização de provas-piloto, testes, censo experimental, treinamentos, aquisição de equipamentos, pré-coleta, entre outras ações.
Mais de um milhão se candidataram para trabalhar no Censo
A realização do Censo 2010 demandou um grande processo de seleção de pessoal, que ocorre em várias etapas: há profissionais que trabalham no planejamento, na logística, e na operação de coleta. No total, cerca de 225 mil profissionais serão contratados pelo IBGE, em regime temporário, para o Censo 2010.
Foram dois processos seletivos simplificados: no dia 21 de setembro de 2009, foram abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado que selecionou Agentes Censitários Municipais (ACM); Agentes Censitários Supervisores (ACS), Agentes Censitários de Informática (ACI), Agentes Censitários Regionais (ACR) e Agentes Censitários Administrativos (ACA). O outro processo seletivo, para a contratação de 191.972 recenseadores, está sendo realizado, em todos os municípios do país, e recebeu mais de um milhão de inscrições. A prova está prevista para o dia 30 de maio.

Imprimir
Comentários