A Escola Municipal Padre Galdino Ferreira Diniz, em Carmo da Mata, foi uma das três escolas públicas com melhor evolução em um período de dez anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Minas Gerais.

Os dados referentes ao ano de 2017 divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, no ano em questão, a escola alcançou um índice de 7,4. Em todo o país, o resultado alcançado foi de 5,8.

A escola, que tem 270 alunos, tinha um índice de 3.3 em 2007. Em 2009, o Ideb observado pelo MEC registrou uma evolução e alcançou um índice de 5,5. Em 2011, o valor saltou para 6.0 e aumentou ainda mais em 2013, quando o índice registrado foi de 6.4. Em 2015, no último levantamento, a evolução havia sido um pouco mais tímida: o índice saltou de 6.4 para 6.5. Já em 2017, o resultado alcançado pela escola nas turmas de 4ª Série/5º ano foi de 7.4.

País

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, o MEC afirmou que nenhum estado atingiu a meta do Ideb no ensino médio. Além disso, cinco estados brasileiros tiveram redução no valor apresentado.

Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 era de 4,7.

“Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil”, destacou o ministro da Educação Rossieli Soares.

Contudo, o desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental melhorou em todo o país. A meta estipulada para o ano era 5,5 mas, segundo os dados, a meta alcançada foi de 5,8. Ao todo, oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período, segundo os dados.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

A Escola Municipal Padre Galdino Ferreira Diniz, em Carmo da Mata, foi uma das três escolas públicas com melhor evolução em um período de dez anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Minas Gerais.

Os dados referentes ao ano de 2017 divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, no ano em questão, a escola alcançou um índice de 7,4. Em todo o país, o resultado alcançado foi de 5,8.

A escola, que tem 270 alunos, tinha um índice de 3.3 em 2007. Em 2009, o Ideb observado pelo MEC registrou uma evolução e alcançou um índice de 5,5. Em 2011, o valor saltou para 6.0 e aumentou ainda mais em 2013, quando o índice registrado foi de 6.4. Em 2015, no último levantamento, a evolução havia sido um pouco mais tímida: o índice saltou de 6.4 para 6.5. Já em 2017, o resultado alcançado pela escola nas turmas de 4ª Série/5º ano foi de 7.4.

País

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, o MEC afirmou que nenhum estado atingiu a meta do Ideb no ensino médio. Além disso, cinco estados brasileiros tiveram redução no valor apresentado.

Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 era de 4,7.

“Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil”, destacou o ministro da Educação Rossieli Soares.

Contudo, o desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental melhorou em todo o país. A meta estipulada para o ano era 5,5 mas, segundo os dados, a meta alcançada foi de 5,8. Ao todo, oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período, segundo os dados.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

 

Fonte: G1||

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