Quatro dias, esse é o período que um senhor de 84 anos está aguardando, no corredor do Pronto Atendimento Municipal (PAM), em estado grave, uma vaga para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Uma equipe do jornal foi até o PAM após ter acesso a essas informações e encontrou o senhor João Raimundo Santiago e confirmou a denúncia.
De acordo com a filha do paciente, Marlene Santiago, o senhor João sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi levado ao PAM na noite de sábado (22). O diagnóstico dos médicos que atenderam o paciente foi o mesmo, que o estado do senhor João é grave e ele precisa ser internado no CTI com urgência. Mas por falta de vagas no Centro de Tratamento, o paciente está sendo medicado em uma maca no corredor do PAM.
A informação repassada para Marlene é que assim que surgir uma vaga aqui em Formiga, Belo Horizonte, ou qualquer outra cidade da região, o paciente será transferido.
A redação entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para obter informações referente ao tratamento dispensado ao senhor no PAM e a resposta foi a seguinte:
O paciente João Raimundo Santiago mora em Belo Horizonte e passou mal durante visita a Formiga, no sábado, dia 22. Exames constataram um AVC. A princípio, os médicos sugeriram que ele fosse encaminhado para a clínica médica da Santa Casa de Caridade para tratamento de AVC. Porém, a Santa Casa, por uma questão de protocolo médico, recusou a internação do paciente na clínica. O Pronto-Atendimento Municipal passou então buscar uma vaga em UTI para que o paciente pudesse ser internado e recebesse o tratamento necessário. A equipe está buscando vaga, por meio do sistema SUS Fácil, em Formiga, Lagoa da Prata e Belo Horizonte, que são as referências de UTI para Formiga. O quadro do paciente é estável e ele está em constante observação no PAM, sob cuidados médicos e de enfermagem. O problema de vagas em UTI afeta não só Formiga, como todo o país. Porém, a equipe do Pronto-Atendimento está em uma busca incessante pela vaga desde sábado e continuará trabalhando firme até consegui-la.
A redação do jornal entrou em contato com a assessoria da Santa Casa para obter informações sobre o protocolo que, segundo a Comunicação Oficial, teria impedido a internação do senhor João, conforme informou a Secretaria de Comunicação. A resposta da Santa Casa foi:
? O paciente Sr. João, deu entrada no PAM no dia 23/02. Nesta mesma data, foi disponibilizada uma vaga para a Unidade de Terapia Intensiva, porém, no mesmo dia, houve um paciente com o quadro clínico mais grave que a do Sr. João, por isso, o outro paciente foi encaminhado, respeitando o Protocolo de Manchester, medida que classifica a gravidade de risco de cada paciente.
De acordo com a coordenadora do setor de internação, do Hospital, Jaqueline Ferreira, o paciente Sr. João está cadastrado no SUSFácil e continua aguardando a vaga na UTI de Formiga, ou na região e até mesmo em Belo Horizonte (cidade de origem do paciente).
Jaqueline ainda informa que na manhã desta quarta-feira (26) a pedido da Santa Casa, por meio, do gestor de enfermagem, José Orlando Fernandes Reis, o paciente repetiu o exame de Tomografia Computadorizada, que por protocolo deveria ter sido repetido em um prazo de 48 horas, constatando assim um AVC hemorrágico e necessitando urgentemente dos serviços da uma UTI.
Conforme o gestor e também responsável técnico da UTI Adulta, no momento não há vagas na Unidade para receber o paciente, mas a administração da Santa Casa não está medindo esforços para oferecer a melhor assistência ao Sr. João.

Até o fechamento da matéria, ás 16h50, a informação passada para a redação era de que o paciente aguardava uma possível vaga na cidade de Pouso Alegre, para ser transferido.

Após a matéria ser divulgada no Portal; às 17h20 a Secom voltou a entrar em contato com a redação para esclarecer que, segundo a coordenadora do PAM, diferente do que foi informado pela filha do paciente, o mesmo está bem acomodado em um quarto do Pronto Atendimento e não no corredor.

Matéria atualizada às 19h28

COMPATILHAR: