Começam nesta segunda-feira (3) as inscrições para o concurso do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A promoção cultural tem como foco o tema ?Para você, por que os parques estaduais são importantes??. O autor da melhor frase ganhará uma viagem, com direito a acompanhante, a um parque estadual do IEF e um kit dos Guias dos Parques de Minas.
Segundo informações do governo de Minas, o regulamento já está disponível no site do IEF. A participação é gratuita e os participantes podem enviar quantas respostas desejarem, sendo todas inéditas e de autoria própria. Também haverá prêmios para o 2º e o 3º colocados, que serão contemplados com um kit dos Guias dos Parques de Minas.
A organizadora do concurso, Cenira Araújo, conta que a proposta da promoção é despertar o interesse e a reflexão do público mineiro em relação à importância dos parques estaduais para a sociedade. ?É uma excelente oportunidade do IEF se aproximar da comunidade, saber o quê as pessoas pensam sobre as atividades da Instituição e de mostrar o trabalho que o órgão desenvolve para a conservação do meio ambiente? , avalia.
Ainda segundo a organizadora, as frases serão avaliadas por Comissão Julgadora formada por membros da assessoria de comunicação do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). ?Os critérios para análise serão o uso correto da língua portuguesa, criatividade e originalidade? , explica. A divulgação dos nomes dos ganhadores será feita a partir do dia 14 de setembro no site do IEF.
Visitação
De acordo com o governo estadual, o IEF conta com sete parques abertos à visitação. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem como destaque o Parque Estadual (PE) da Serra do Rola-Moça, que fica localizado a 25 km da capital, e o PE do Itacolomi, em Ouro Preto, que abriga o Pico do Itacolomi. O Vale do Aço abriga o PE do Rio Doce, onde está situada a maior faixa de Mata Atlântica contínua do Estado, além de trilhas interpretativas, mirante e pescaria.
Na Zona da Mata, existem dois parques, o da Serra do Brigadeiro, com montanhas, vales, chapadas, encostas e diversos cursos d´água e o PE do Ibitipoca, apreciado por seus mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. Na região do Vale do Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto encanta com suas belíssimas paisagens e cachoeiras. Ele está situado no município de São Gonçalo do Rio Preto, a 60 km da cidade histórica de Diamantina. No Sul de Minas, o PE Nova Baden contempla seus visitantes com valiosos exemplares da fauna e flora da mata atlântica.

COMPATILHAR: