O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas até o dia 5 de dezembro para o Vestibular e Exame de Seleção 2014/1º. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.ifmg.edu.br/vestibular. O campus Formiga está disponibilizando espaços próprios para a realização da inscrição virtual. A taxa é de R$ 50 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70 para os de nível superior.
As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro. Na parte da manhã acontecem as provas dos cursos superiores e na parte da tarde, as provas dos cursos técnicos.
Cursos ofertados:
Em Formiga os cursos ofertados para o nível superior são:
? Licenciatura em matemática – turno noturno – 40 vagas
? Tecnologia em gestão financeira – turno noturno – 40 vagas
? Bacharelado em ciência da computação – turno integral – 40 vagas
? Bacharelado em administração – turno integral – 40 vagas
? Bacharelado em engenharia elétrica – turno integral – 40 vagas
Os cursos técnicos ofertados serão na modalidade integrada ao ensino médio (exclusivamente para estudantes que, no ato da matrícula tenham concluído o ensino fundamental). Esta oferta é uma novidade. O campus Formiga oferecerá tanto o ensino médio quanto o ensino técnico, assim, ao final do curso, o aluno será certificado com curso médio de nível técnico. As opções são:
? Técnico em administração ? turno integral ? 30 vagas
? Técnico em eletrotécnica – turno integral ? 30 vagas
? Técnico em informática ? turno integral ? 30 vagas
Enem
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (somente Enem 2013) para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular e Exame de Seleção 2014/1 para acesso aos cursos superiores.
Sisu
O candidato à vaga em curso superior do IFMG terá duas oportunidades: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2013/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no Sisu serão ofertadas as demais vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2013.
Cotas
São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor.
Gratuidade
Os cursos ofertados no IFMG ? Campus Formiga são inteiramente gratuitos. Não há mensalidades e nenhum outro pagamento durante todo o curso.
O endereço do Campus é: Rua Padre Alberico, nº 440, Bairro São Luiz ou Rua Padre Alberico, s/n – São Luiz (entrada ao lado da Uaitec). Mais informações pelo telefone: 37- 3321-4094.

COMPATILHAR: