O IFMG campus Formiga traz uma mudança importante para os estudantes que desejam ingressar em algum curso técnico integrado ao ensino médio no próximo ano.

Esses cursos agora terão a duração de três anos, portanto, quem se inscrever para participar do processo seletivo, que já está com o período aberto, deverá estar ciente da alteração.

De acordo com a diretoria de ensino do campus, as mudanças propostas para as versões 2018, dos projetos pedagógicos, como a duração dos cursos, buscam trazer benefícios para a comunidade acadêmica, pois a redução do tempo de integralização dos cursos técnicos implicará em uma maior dinamicidade dos cursos e na redução da evasão escolar.

A diretoria afirma que, desde a implantação dos cursos técnicos integrados no campus, tem se mantido atenta às formas de organização desses cursos, sendo eles ofertados em outros Institutos Federais ou em outras instituições de ensino com reconhecida prática educacional de excelência.

Neste processo de avaliação, a diretoria de ensino e as coordenações de cursos identificaram que, decorrido o tempo de integralização da primeira turma (ingressantes em 2014), tinham subsídios suficientes para uma atualização nas matrizes curriculares e itinerários formativos dos cursos técnicos integrados. Dessa forma, os novos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) foram discutidos, aprovados nos colegiados e serão apresentados à comunidade escolar ainda no segundo semestre deste ano.

Sobre o PPC, o setor destaca que “é um documento dinâmico, vivo e deve estar sendo revisado a todo o momento pela equipe pedagógica e pelas coordenações dos cursos técnicos, mais diretamente envolvidas neste processo, mas também sempre atentas às sugestões da comunidade escolar”.

Além da alteração no período de integralização dos cursos técnicos, de 4 para 3 anos, os novos projetos pedagógicos dos cursos técnico em administração, técnico em eletrotécnica e técnico em informática foram atualizados com uma proposta que aumenta o percentual de carga horária destinada aos projetos integradores, momento em que a integração entre os componentes curriculares é experimentada.

Com isso, a diretoria de ensino busca manter o compromisso social de contribuir para a formação técnica e cidadã dos estudantes e, consequentemente, ofertar cursos que atendam às expectativas da comunidade formiguense e da região Centro-Oeste mineira.

Diante da mudança, a principal vantagem para os estudantes dos cursos técnicos integrados é a manutenção da qualidade educacional do IFMG – campus Formiga. “Para a comunidade escolar, renovamos o compromisso de nos mantermos sempre atentos às possibilidades de melhoria nos cursos, processo dinâmico e ininterrupto que nos acompanha durante todo o ano letivo”, reafirma a diretoria de ensino.

As inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores podem ser feitas até 20 de outubro pelo site. 

 

Fonte: Assessoria IFMG ||

COMPATILHAR: