Uma cerimônia em comemoração aos dez anos do IFMG campus Formiga ocorreu na segunda-feira (22), no Espaço Barão 527 e contou com a presença de alunos, servidores do campus e autoridades locais.

Na ocasião, foi realizada também  a abertura da VIII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia.

O campus Formiga iniciou formalmente as atividades como unidade de ensino descentralizada do então Cefet-Bambuí. Em dezembro de 2008, com a aprovação da lei federal 11.892, foi criado o IFMG a partir da fusão dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambuí, Ouro Preto e São João Evangelista. O campus Formiga tornou-se então um dos campi do IFMG.

Inicialmente, eram ofertados apenas cursos técnicos subsequentes. O primeiro curso superior ofertado foi o de licenciatura em matemática.

Atualmente, o campus Formiga oferece cinco cursos superiores: licenciatura em matemática, bacharelado em ciência da computação, bacharelado em engenharia elétrica, bacharelado em administração e o superior de tecnologia em gestão financeira. Oferta também três cursos técnicos integrados de informática, administração e eletrotécnica.

O campus evoluiu de um total de 120 alunos anuais para aproximadamente 1.200, um crescimento de 1000% e cerca de 2.400 estudantes já se matricularam nos cursos ofertados.

O instituto conta ainda com um polo de inovação credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EmbrapII) que desenvolve projetos de inovação em parceria com indústrias.

Durante a cerimônia, foi feita uma homenagem em memória do ex-prefeito Aluísio Veloso, que foi chefe do Executivo na época da instalação do campus. Na ocasião, esteve presente a viúva dele Zélia Veloso. Aluísio foi um incansável defensor da educação, e contribuiu para o crescimento das oportunidades de acesso ao ensino técnico e superior no município.

 Jornada de Educação

A Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia é um evento que está inserido no calendário anual da Semana Nacional de Tecnologia. O tema deste ano é Ciência para a Redução das Desigualdades.

Durante o evento,são ministradas palestras, ofertados minicursos aos alunos e à comunidade em geral. Dentro do evento acontece também os Seminários de Extensão (SemEx) e Pesquisa (SemPI).

Os melhores projetos foram premiados na cerimônia. Eles também serão apresentados oralmente ou em formato de banner nos seminários em questão.

 

(Foto: divulgação IFMG)

Zélia Veloso, viúva do ex-prefeito Aluísio Veloso, marcou presença no evento

 

Fonte: IFMG ||

COMPATILHAR: