A primeira edição do Projeto Saúde no Campus, promovida pela Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG ? Campus Formiga foi realizado entre os dias 18 e 20 deste mês.
Alunos e servidores puderam fazer exames rápidos de níveis de glicose, HIV, completar o cartão de vacinas, verificar peso, altura, pressão arterial, todos realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, parceira no evento.
Os alunos dos cursos técnicos puderam participar de um bate-papo sobre sexualidade no qual esclareceram dúvidas sobre relações sexuais, métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos.
Cerca de 300 pessoas passaram pela estrutura montada para a realização dos exames e fizeram avaliação nutricional, aferiram pressão arterial e níveis glicêmicos; aproximadamente 30 atualizações do cartão de vacinas e foram feitos 85 testes rápidos de HIV.
O secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, professor Ricardo Carrasco Carpio, ressaltou que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foi de fundamental importância para o sucesso deste evento. ?Todos os profissionais que estiveram no campus realizaram um excelente trabalho, destacando o volume de pessoas atendidas. Ficamos surpresos e felizes com os números. A participação de alunos e servidores foi maior do que a esperada. Agradecemos a todos que contribuíram para a realização do evento?, disse.
Os pais dos alunos dos cursos técnicos também tiveram especial participação mandando o cartão de vacinas dos filhos e alguns estiveram no campus também realizando os exames disponíveis. Os servidores também gostaram da iniciativa do projeto e consideraram que mais ações destas devem ser realizadas, assim, mantém o cuidado regular com a saúde.
Os organizadores esperam realizar, no mínimo, uma ação desta por ano, a fim de orientar e auxiliar a comunidade escolar no cuidado com a saúde e outras atividades preventivas e de promoção. Outras ações serão acrescentadas ao evento, principalmente voltadas ao combate ao uso de drogas.

COMPATILHAR: