De 20 de janeiro a 11 de março de 2012 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada no Instituto Federal Minas Gerais. O edital, aguardado por servidores e alunos, é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa aplicada.
Segundo a pró-reitora substituta de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), professora Ana Cristina Magalhães Costa, ?uma das principais demandas dos Institutos Federais é a promoção da pesquisa aplicada à realidade local de inserção. Para que o IFMG alcance este objetivo, o de contribuir para a construção do social, os dirigentes estão criando uma política de incentivo financeiro. Neste contexto é que surgiu este primeiro edital ?Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada?, com valor aproximado de R$ 3 milhões?, aponta.
O fomento poderá ocorrer por meio de bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico (PIBIC, PIBIC Jr., PIBITEC e PIBITI) e/ou compra de equipamento (capital) e material de consumo (custeio). Serão destinados cerca de R$ 3 milhões em recursos financeiros.
A pesquisa aplicada tem como principal objetivo a geração de conhecimentos para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos, que envolvem os interesses locais e regionais.
De acordo com o coordenador de Pesquisa da PRPPG, professor Fabrício Carvalho Soares, dentre os diversos desafios dos IFs está a consolidação da pesquisa, em especial a que visa resolver em curto prazo os problemas locais das regiões atendidas. ?Este é o foco principal do edital que estamos lançando no IFMG, em parceria com os campi. Ele traz como inovação o financiamento de material permanente e de consumo, o que não era contemplado pelos editais anteriores e que também não é comum em outras instituições de ensino?, explica.
Fabrício reforça, ainda, a necessidade de envolvimento e participação da comunidade do IFMG. ?Esperamos ter a colaboração de todos os pesquisadores do Instituto por meio da submissão de propostas, para que seja possível consolidar a pesquisa aplicada, solucionar problemas regionais e fortalecer o nome da Instituição nas regiões atendidas?, conclui.
O processo seletivo
Os servidores interessados deverão apresentar projeto de pesquisa, além de documentação adicional (consultar edital). Cada coordenador poderá apresentar e ser responsável por apenas uma proposta. O prazo para execução dos projetos é de até 24 meses.
O processo seletivo será coordenado pelo Comitê Institucional de Avaliação de Projetos (PRPPG) e terá as seguintes etapas: análise da documentação e homologação das inscrições (eliminatório); projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório), avaliação de títulos (classificatório) e avaliação quanto à viabilidade técnica (eliminatório).
A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail [email protected].
O resultado da seleção será divulgado até o dia dois de maio de 2012. A execução dos projetos terá início no segundo semestre do ano que vem.
Acompanhamento e avaliação
Ao final do período da pesquisa, o coordenador terá que elaborar um relatório, utilizando redação científica e incluindo, entre outros aspectos, introdução, material e métodos (ou metodologia), resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas. Também deverão ser incluídas, caso haja, participações nos congressos da área, publicações com o coordenador e protocolos de pedido de proteção intelectual.
O aluno bolsista deverá, também, entregar na Diretoria/Coordenadoria de pesquisa do campus um formulário de frequência assinado pelo coordenador do projeto.

COMPATILHAR: