O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ( IFMG), antigo Cefet, abriu o período de inscrições para o vestibular e exame de seleção 2010. São mais de 2 mil vagas distribuídas entre 16 cursos técnicos e 14 de graduação, oferecidos nos campi de Bambuí, Congonhas, Formiga, Ouro Preto, São João Evangelista e na cidade de Governador Valadares.

As inscrições serão feitas pela internet no site www.ifmg.edu.br ou nos próprios campi. A taxa de inscrição é de R$ 30 para os candidatos aos cursos técnicos e de R$ 50 para os cursos superiores. O prazo de inscrições termina no dia 17 de novembro e o boleto pode ser pago até o dia 18 de novembro. O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado no período de 4 a 10 de dezembro.

As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro e serão aplicadas nas cidades de Bambuí, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Diamantina, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itamarandiba, Itaobim, Lavras, Mariana, Novo Cruzeiro, Ouro Preto, São Gotardo e São João Evangelista.

Os cursos
Em Formiga, os candidatos aos cursos de graduação podem escolher entre licenciatura em latemática, tecnologia em gestão financeira e engenharia elétrica, além do curso técnico em informática.

Em Bambuí, os candidatos poderão optar pelos cursos técnicos em agricultura e zootecnia, gerência de saúde, informática, eventos e mecânica. Já os cursos superiores são: bacharelado em administração, bacharelado em zootecnia, tecnologia em alimentos, licenciatura em física, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e engenharia de produção.

Em Congonhas, além dos cursos técnicos em mecânica, edificações e mineração, serão oferecidos os cursos superiores de engenharia de produção e licenciatura em física.

Em Governador Valadares o vestibular do IFMG vai ocorrer pela primeira vez com vagas para os cursos superiores em engenharia de produção e tecnologia em gestão ambiental, além do curso técnico em segurança do trabalho.

Para Ouro Preto, o IFMG oferece os cursos superiores de tecnologia em conservação e restauro, licenciatura em física e geografia. As opções de cursos técnicos são automação industrial, edificações, metalurgia, mineração, meio ambiente e segurança do trabalho.

E em São João Evangelista haverá vagas para os cursos superiores de tecnologia em silvicultura, licenciatura em matemática e bacharelado em sistemas de informação. Há também os cursos técnicos em agropecuária, nutrição e dietética, manutenção e suporte em informática e meio ambiente.

ENEM 2009
Assim como os demais institutos federais, o IFMG também fará uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato que se interessar poderá optar por usar sua pontuação obtida na prova de conhecimentos gerais da edição do Enem para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do vestibular 2010/1.

Opção para Jovens e Adultos
O Exame de Seleção do IFMG também oferece oportunidade para quem não conseguiu concluir o ensino médio até os 17 anos. São os cursos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que aliam os conhecimentos da educação básica às disciplinas técnicas.

O candidato poderá optar por fazer o curso em Bambuí (técnico em açúcar e álcool), Congonhas (manutenção e suporte em informática) e Ouro Preto (joalheria e manutenção e suporte em informática).

O processo de seleção para o ingresso no curso do PROEJA será feito por meio da aplicação de um questionário com questões de ordem econômica, social e conhecimentos básicos de língua portuguesa e matemática. Para concorrer às vagas do PROEJA, o candidato precisa ter no mínimo 17 anos.Mais informações e os editais completos pelo sítio: www.ifmg.edu.br.

COMPATILHAR: