Em cerimônia solene em Assis, no centro da Itália, a Igreja Católica beatifica neste sábado (10) o jovem italiano Carlo Acutis, um gênio da computação, que se tornará o primeiro “influencer” em questões religiosas a chegar aos altares.

Acutis, que morreu aos 15 anos em 2006 de leucemia e cujo corpo ainda está “intacto” com seus jeans e tênis, é considerado pelo papa Francisco um jovem “brilhante” e “criativo”, um exemplo para as novas gerações. 

“É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio. Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes”, escreveu o papa argentino, dando como exemplo Carlo Acutis.

O portal oficial da Santa Sé, Vaticano News, descreve o jovem como “um garoto normal, bonito e popular”, uma espécie de “palhaço natural” que fazia rir seus colegas e professores.

“Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!”, recomendou à sua geração Acutis, que conseguia alcançar milhares de pessoas em todo o mundo com sua linguagem jovem e fresca.

O futuro beato, que amava jogar futebol, videogame, Nutella e sorvete, dedicou boa parte de sua vida ao catecismo virtual e à criação de redes cibernéticas para conectar mais de 10.000 paróquias.

Seus escritos online, com conteúdo religioso, inspiraram até o papa argentino que, em um texto, exortou os jovens a evitar considerar Deus como “um disco rígido”.

Nascido em Londres em 1991, Carlo Acutis morreu em Monza (região de Milão) em 12 de outubro de 2006. Ele foi declarado “venerável” em 5 de julho de 2018 e quase um ano depois seus restos mortais foram transferidos para Assis. 

A Igreja reconheceu que intercedeu em um milagre, a inexplicável recuperação em 2013 de um menino brasileiro, o que abriu o caminho para a beatificação, o primeiro passo para se tornar um santo, para o qual são necessários dois milagres. A cerimônia de beatificação, que teve de ser adiada devido à epidemia de coronavírus, será realizada em Assis, na cidade de São Francisco, e terá transmissão por streaming para todo o mundo. Fanático pela Internet e motivado por uma fé intensa, o jovem criou uma página sobre a fé e os milagres eucarísticos. 

Sua mãe, Antonia Salzano, contou ao site do Vaticano que o jovem, “com um computador relativamente obsoleto, conseguiu alcançar milhares de pessoas em todos os continentes” graças à sua personalidade e à forma como comunicava a sua fé.

O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, afirma que o novo beato exerce hoje “uma atração semelhante” à de São Francisco de Assis em seu tempo. 

“Em Assis estamos acostumados ao encanto de São Francisco, que atrai milhões de visitantes e muitos devotos. Mas que um menino que morreu aos quinze anos em 2006 já seja tão influente é algo que só pode ser explicado por motivos sobrenaturais. A atração que Carlo exerce se parece, de certa forma, com a que Francisco de Assis exerceu”, assegurou o sacerdote à mídia.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: