A eficiência da iluminação pública na cidade de Formiga é tal que, em alguns bairros ela se estende pelas 24 horas do dia.
Não bastasse a grande quantidade de postes de iluminação colocados em certos loteamentos, onde sequer existem residências ou habitantes, lá pelas bandas do Balneário de Furnas, que permanecem acesos dia e noite, também aqui, na região central do município é perceptível o número dos que, a exemplo daqueles, se tornam símbolos do desperdício de energia e comprovam a má gestão de quem deveria se ocupar com este problema.
Há alguns dias, segundo moradores da região da chamada Ponte da Charqueada, mais precisamente na confluência da rua João Pedrosa com avenida Juca Almeida, três exemplos desta aberração puderam ser constatados.
Como a iluminação pública – instalação/manutenção e consumo – é bancada por todos os consumidores de energia, convém que todos fiquem de olho. Até porque, salvo melhor juízo, a partir de janeiro de 2015, a gerência (operação) deste sistema estará a cargo dos municípios, conforme determinação superior e já regulamentada pela Aneel.
E completando, é desta mesma agência reguladora, a exigência a seguir:
Aneel
Conforme legislação vigente, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (PEE), que, na Cemig, chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por regulamentar a aplicação desses recursos.
Triste sina a de nós todos, míseros pagantes de impostos, disse o leitor que nos solicitou o registro desta justa reclamação.

COMPATILHAR: