Uma imagem feita por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi selecionada entre as melhores do ano pela publicação britânica Nature. Trata-se do tupanvirus, maior e mais complexo vírus já descrito.

“Para nós foi uma grata surpresa. É uma conquista não só da UFMG, mas do Brasil, por ser vírus isolado e descoberto aqui, e que hoje está entre os mais importantes descritos no mundo”, comenta o professor Jônatas Abrahão, do Departamento de Microbiologia do ICB, coordenador do grupo responsável pela pesquisa.

A imagem selecionada foi capturada no Centro de Microscopia da UFMG, pela técnica de microscopia eletrônica de varredura. A amostra foi preparada pela pesquisadora Thalita Arantes, e a imagem foi obtida pelo microscopista Breno Barbosa Moreira, servidor do quadro permanente da UFMG.

O tupanvírus está descrito em artigo publicado no início deste ano na Nature Communications. Segundo Jônatas Abrahão, todos os revisores do artigo ficaram impressionados com a qualidade das imagens obtidas na UFMG e com a beleza do vírus.

 

Fonte: Estado de Minas||https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/12/21/interna_gerais,1015373/imagem-cientifica-feita-na-ufmg-e-selecionada-por-publicacao-entre-as.shtml

COMPATILHAR: