Se falta dinheiro para algumas áreas da saúde em Formiga, em outras sobra. Há pelo menos três meses um imóvel alugado pelo município na rua José Premillo Montolli, no Centro, está fechado mas o contrato continua em pleno vigor.
Até o início do mês de maio, o local abrigava o Ambulatório do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), transferido para a avenida Sebastião Jorge Lasmar, no bairro Santo Antônio.
Para saber o valor mensal pago ao proprietário do imóvel, a vigência do contrato e se há intenção de utilizar o local abrigando outra atividade de responsabilidade da Secretaria de Saúde, a redação do jornal entrou em contato com o secretário Rafael Alves Tomé e lhe encaminhou alguns questionamentos. A resposta veio por meio da Secretaria de Comunicação, explicando que, de imediato, o secretário não poderia informar nem o valor do aluguel, nem a vigência do contrato, porque a funcionária responsável por esse setor naquela secretaria se encontrava no gozo de período de férias.
Sobre a destinação dada ao imóvel fechado há três meses, o secretário disse que: ?no local, funcionará o Posto de Saúde Central, que está atualmente na rua Barão de Piumhi. Este imóvel da Barão de Piumhi será devolvido ao proprietário, que já foi notificado. A mudança se deve ao fato de que o atual imóvel não oferece boas condições nem para a equipe de Saúde da Família nem aos usuários. Portanto, esta mudança busca oferecer mais conforto a todos?. Foi informado ainda, que a mudança de local do PSF já estaria ocorrendo.
De posse da resposta, visitamos o PSF da Barão de Piumhi, onde agentes comunitários de saúde confirmaram a mudança, e disseram que a notícia da provável mudança havia chegado no início desta semana, (ao que parece, tão logo a redação entrou em contato para questionar a manutenção do imóvel fechado), e que a transferência deveria ocorrer até neste sábado (10).
No imóvel da rua Barão de Piumhi, foi constatado que de fato há problemas no telhado, causando goteiras e infiltrações, que impossibilitam os atendimentos em períodos chuvosos. Reparos no telhado que, ainda que sérios, não custariam mais que R$1 mil aos cofres públicos, pelo visto não foram sequer cogitados nesses primeiros 8 meses de governo. O certo é que tal valor (estimado) é bem inferior aos R$1.750 pagos mensalmente ao proprietário do outro imóvel (não utilizado) e que, agora, abrigará o PSF, segundo apurou a equipe de redação.
A mudança repentina impediu um planejamento maior por parte da equipe de atendimento naquele posto, o que fará com que os usuários, cerca de 4,2 mil pessoas, não sejam avisados com antecedência, sobre a mudança de endereço. Um cartaz será afixado na entrada do imóvel, que será desocupado, avisando sobre o novo local, garantiu uma funcionária.
Na quinta-feira (7) o local, até então fechado, começou a passar por pequenas reformas, como instalação de pias (que seriam retiradas da Barão de Piumhi), para que o imóvel tenha as mínimas condições de receber o posto de saúde. Apesar da previsão, não há informações se, na próxima segunda-feira (12), o PSF do Centro já estará funcionando na rua José Premillo Montolli ou se, depois de ?desmontado? ainda assim atenderá usuários na Barão de Piumhi.

COMPATILHAR: