A nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizada na avenida Sebastião Jorge Lasmar, no bairro Santo Antônio (próximo a Asadef), foi inaugurada na segunda-feira (13).
A solenidade contou com a presença de autoridades, profissionais e pacientes do Caps, membros da Aprosam (Associação Pró-Saúde Mental) e da comunidade.
A nova sede oferece uma estrutura com três leitos, banheiros, piscina e outras acomodações. Segundo a coordenadora do Caps, Maiara Gomes de Freitas, o local atenderá urgências e plantões aos pacientes de Formiga e microrregião.
De acordo com o prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, a coordenadora encaminhou, no início do ano, a Secretaria Saúde um pedido para a aquisição de um novo espaço para o Caps. ?Só de olhar a estrutura, a paisagem deste local, temos a certeza de que os pacientes se sentirão melhores, mais bem atendidos e mais valorizados?, disse o prefeito.
O secretário de Saúde, Rafael Tomé explicou que será construída uma nova sede própria para o Caps. ?Um terreno já está cadastrado para a aquisição da verba no valor de dois milhões e meio para a construção. ?Nesta estrutura será montado o Caps AD que irá atender também os dependentes químicos?.
Na nova estrutura também funcionará a sala de atendimento da Aprosam, que tem como presidente a ex-paciente do Caps, Rosali Borges. ?A Aprosam em si, não tem parte com o Caps, porém, ganhamos uma sala para atender a assistência da saúde mental pela melhoria da inclusão social, atividades individuais e produtividade dos atendidos. A Aprosam vai dar este suporte também às comunidades terapêuticas?, explicou Rosali.

COMPATILHAR: