Um incêndio atingiu 11 hectares de vegetação do Parque Estadual da Serra de Boa Esperança (MG) na tarde desta terça-feira (16). Segundo o Instituto Estadual de Florestas, a suspeita é que a causa do incêndio tenha sido um churrasco feito por visitantes.

Os bombeiros informaram que foram acionados por volta de 15h30, mas acreditam que o incêndio tenha iniciado antes. Segundo os Bombeiros, o fogo durou cerca de 3h e para controlar as chamas foram utilizados abafadores. O incêndio foi apagado pelo Corpo de Bombeiros, IEF, Polícia Militar de Meio Ambiente e voluntários.

O incêndio aconteceu próximo à cachoeira Santa Luzia. A área de 5.873 hectares pertence ao Instituto Estadual de Florestas. Segundo Alan de Vilhena Ayres, gerente do parque estadual, o incêndio começou de uma fogueira montada por visitantes para a realização de um churrasco.

“Começou dessa fogueira e o fogo descontrolou. Talvez quem estava acampando não conseguiu apagar e fugiram deixando tudo para traz como o cooler e talheres”, contou Alan.

Ainda de acordo com Alan, o parque estava fechado para visitação durante o carnaval para evitar a propagação da Covid-19. Os suspeitos fugiram e não foram localizados. A administração do parque informou que a perícia será acionada para investigar o incêndio.

“Em toda unidade de preservação integral, como a Serra de Boa Esperança, é proibido o uso de fogo e, principalmente, fogueiras. Então, fazer isso dentro de unidades de preservação é crime ambiental. Por isso pedimos para que as pessoas não façam”, afirmou Alan.

O Parque Estadual da Serra de Boa Esperança reabre para o público nesta quinta-feira (18), mas a administração pede a conscientização dos visitantes do local durante a pandemia.

Fonte: G1

COMPATILHAR: