Cerca de 8.400 fantasias foram destruídas no incêndio na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, na manhã desta segunda-feira (7). A informação é dos presidentes da União da Ilha do Governador, da Portela e da Grande Rio ? as três escolas que tiveram seus barracões atingidos pelo fogo. Cada escola tem entre 3.500 e 4 mil componentes. Além das agremiações, o galpão cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) também foi atingido.
A Acadêmicos do Grande Rio foi a escola mais atingida. Segundo a direção de Carnaval da escola, oito carros alegóricos e 3.300 fantasias foram incendiados. Partes do teto e da parede lateral do barracão cederam.
Na agremiação da Ilha do Governador, segundo o diretor de Carnaval da escola, Márcio André Souza, 2.300 fantasias e um carro alegórico foram perdidos no incêndio. Entre as roupas estavam a da ala de baianas e a da bateria. Segundo ele, 80% delas já estavam embaladas e penduradas. Nossa meta era fechar o barracão, com tudo já pronto, no dia 20. Agora, vamos ter que montar uma equipe para confecção e planejamento em apenas 20 dias? , disse o diretor .
Na Portela, de acordo com o presidente Nilo Figueiredo, 2.800 fantasias que estavam no quarto andar do barracão foram destruídas. Mas os representantes da escola ainda não tiveram autorização da Defesa Civil para percorrer o local do incêndio. ?Perdemos tudo, inclusive uma máquina para cortar chapas que estava lá em cima. Em termos de alegorias, acho que temos chances e não perdemos muita coisa? , disse ele.
Reunião para discutir regulamento
As escolas de samba do Rio marcaram uma reunião com todos os presidentes do Grupo Especial para a noite desta segunda-feira. A ideia é discutir formas de ajudar as agremiações afetadas pelo incêndio e tentar encontrar soluções no regulamento para o desfile do Carnaval 2011.

De acordo com o diretor -geral da Liesa, Elmo José dos Santos, no encontro serão discutidas as hipóteses de não haver rebaixamento ou mudança na ordem dos desfiles para não prejudicar as outras escolas ou o público.
?Temos que tentar ajudar quem já está muito prejudicado?, disse o carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros. ?Vamos ajudar com o que puder, fantasias, carros alegóricos, até presidente, se precisar? , reiterou a presidente do Salgueiro, Regina Celi. ?Vamos nos reunir, às 19h, para encontramos a melhor contribuição possível? , completou o presidente da Beija-Flor, Anísio Abraão David.

COMPATILHAR: